O DESENHO DA FIGURA HUMANA NA PRÁTICA INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Code: 211106612
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Título

O DESENHO DA FIGURA HUMANA NA PRÁTICA INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Autores(as):
  • Helena Rinaldi Rosa

    Rosa, Helena Rinaldi

  • Hilda Rosa Capelão Avoglia

    Avoglia, Hilda Rosa Capelão

DOI
10.37885/211106612
Publicado em

02/12/2021

Páginas

302-318

Capítulo

18

Resumo

Este capítulo apresenta uma síntese de estudos recentes das autoras com o Desenho da Figura Humana (DFH), um dos instrumentos mais empregados na avaliação psicológica e que pode ser empregado na neuropsicológica, tanto explorando aspectos cognitivos quanto os afetivos. Foram utilizados dois sistemas de pontuação, o de Koppitz e o DFH-III. Teve como objetivos: investigar se os critérios propostos por Koppitz para avaliação maturacional e emocional das crianças discriminam as crianças com e sem problemas emocionais; e, apresentar estudos de estudos de validade convergente dos dois sistemas de avaliação empregados. Participaram 169 crianças, de 6 a 11 anos, encaminhadas para atendimento psicoterápico com queixas diversas, comparadas com um grupo controle composto por 169 escolares de mesma idade, sem queixas emocionais, pareado com o primeiro grupo. Foram comparadas também 22 crianças com problemas de aprendizagem e 55 crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A comparação entre os dois sistemas foi feita com 623 crianças, sem distúrbios de comportamento severos, deficiências físicas ou mentais. A aplicação foi individual ou em pequenos grupos em escolas e clínicas de atendimento. Os resultados revelaram evidências de validade convergente e concorrente, de ambos os sistemas de avaliação, com maior poder para o DFH-III. Os resultados da pesquisa contribuíram com a construção de conhecimentos científicos na área e com o enriquecimento da prática clínica diagnóstica.

Palavras-chave

Teste do Desenho da Figura Humana, Avaliação neuropsicológica, Indicadores maturacionais, Indicadores emocionais

Autor(a) Correspondente
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