O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES MINEIROS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RESULTADOS DO PROEB

Code: 231215310
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Título

O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES MINEIROS EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DOS RESULTADOS DO PROEB

Autores(as):
  • Josiane Aparecida Fernandes

    Fernandes, Josiane Aparecida

  • Adriana Gonçalves De Almeida

    Almeida, Adriana Gonçalves de

  • Stella Maris Lemos Nunes

    Nunes, Stella Maris Lemos

DOI
10.37885/231215310
Publicado em

01/03/2024

Páginas

42-55

Capítulo

3

Resumo

O Brasil participa de várias avaliações em larga escala com o intuito de estimar o desempenho dos estudantes, contribuir para a gestão do currículo e garantir o direito à uma educação básica de qualidade, oferecida com equidade. Os resultados destas avaliações revelam baixo desempenho dos estudantes, especialmente em matemática. Minas Gerais possui seu próprio sistema de avaliação, o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), dividido em dois programas: o Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). Este artigo apresenta e discute a proficiência alcançada em matemática pelos estudantes mineiros do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), utilizando os dados secundários do PROEB de 2019 e 2021. Trata-se de uma pesquisa censitária, de abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório. A análise quantitativa utiliza os indicadores estatísticos: níveis médios de proficiência, percentual de participação e percentual de alunos por padrão de desempenho. A análise qualitativa é feita à luz da escala de proficiência do PROEB, que é o principal alicerce de toda essa discussão. Os resultados encontrados revelam que os estudantes mineiros do 9º ano estão no padrão de desempenho intermediário, apontando que várias habilidades matemáticas precisam ser melhor consolidadas para alavancar os resultados. Este é um recorte de uma pesquisa maior, que objetiva analisar a proficiência verificando se há uma correlação dos resultados a quatro indicadores educacionais: adequação da formação docente, índice de regularidade docente, índice de complexidade de gestão e nível socioeconômico dos alunos das escolas que ofertam o 9º ano do EF da rede pública de ensino de Itamarandiba e Diamantina com os dados obtidos pela avaliação do PROEB.

Palavras-chave

Matemática, PROEB, Escala de proficiência, Reflexões pedagógicas.

Autor(a) Correspondente
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