O DESAFIO INTERMODAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO DE DISCIPLINAS DE TRANSPORTES EM CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO IFPB
Caroline Muñoz Cevada Jeronymo
Jeronymo, Caroline Muñoz Cevada
Eva Maria Campos Pereira
Pereira, Eva Maria Campos
Ana Clara Leite Coelho
Coelho, Ana Clara Leite
Emanuel Jeronymo Lima Oliveira
Oliveira, Emanuel Jeronymo Lima
01/07/2022
104-116
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ACESSIBILIDADE, MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS
Objetivo: Esta proposta investigativa tem por objetivo discutir o relato de experiência de uma docente sobre a trajetória de inspiração, composição, execução, inquietações, incertezas e avaliação do evento Desafio Intermodal, proposta pedagógica aplicada nas disciplinas de transportes no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFPB Cajazeiras, sob a perspectiva dos princípios das metodologias de aprendizagem ativa. Métodos: A pesquisa desenvolvida classifica-se como exploratória, de natureza qualitativa e sua análise e discussão baseada em um relato de experiência, utilizando a entrevista estruturada e a análise documental como instrumentos de coleta de dados. Resultados: A aplicação do Desafio Intermodal pelas turmas das disciplinas Sistemas de Transporte e Transporte Público Urbano correspondem aos conhecimentos esperados no Plano Pedagógico do curso, bem como às competências previstas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, além de oportunizar uma ação ativa, empoderada e realmente aplicada para os estudantes. Conclusão: este artigo abordará como essa estratégia metodológica auxilia no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem como fator motivador e facilitador no ensino de conhecimentos de transporte para o curso de Engenharia Civil.
Desafio Intermodal, Metodologia ativa, Ensino de transportes.
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