O DESAFIO INTERMODAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO DE DISCIPLINAS DE TRANSPORTES EM CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO IFPB

Code: 220509036
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Título

O DESAFIO INTERMODAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO DE DISCIPLINAS DE TRANSPORTES EM CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO IFPB

Autores(as):
  • Caroline Muñoz Cevada Jeronymo

    Jeronymo, Caroline Muñoz Cevada

  • Eva Maria Campos Pereira

    Pereira, Eva Maria Campos

  • Ana Clara Leite Coelho

    Coelho, Ana Clara Leite

  • Emanuel Jeronymo Lima Oliveira

    Oliveira, Emanuel Jeronymo Lima

DOI
10.37885/220509036
Publicado em

01/07/2022

Páginas

104-116

Capítulo

7

Resumo

Objetivo: Esta proposta investigativa tem por objetivo discutir o relato de experiência de uma docente sobre a trajetória de inspiração, composição, execução, inquietações, incertezas e avaliação do evento Desafio Intermodal, proposta pedagógica aplicada nas disciplinas de transportes no curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFPB Cajazeiras, sob a perspectiva dos princípios das metodologias de aprendizagem ativa. Métodos: A pesquisa desenvolvida classifica-se como exploratória, de natureza qualitativa e sua análise e discussão baseada em um relato de experiência, utilizando a entrevista estruturada e a análise documental como instrumentos de coleta de dados. Resultados: A aplicação do Desafio Intermodal pelas turmas das disciplinas Sistemas de Transporte e Transporte Público Urbano correspondem aos conhecimentos esperados no Plano Pedagógico do curso, bem como às competências previstas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, além de oportunizar uma ação ativa, empoderada e realmente aplicada para os estudantes. Conclusão: este artigo abordará como essa estratégia metodológica auxilia no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem como fator motivador e facilitador no ensino de conhecimentos de transporte para o curso de Engenharia Civil.

Palavras-chave

Desafio Intermodal, Metodologia ativa, Ensino de transportes.

Autor(a) Correspondente
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