O CURRÍCULO E O ENSINO RELIGIOSO NA BNCC

Code: 210304024
32
19
Título

O CURRÍCULO E O ENSINO RELIGIOSO NA BNCC

Autor(a):
  • Rubens Dornelas da Silva

    Silva, Rubens Dornelas da

DOI
10.37885/210304024
Publicado em

03/07/2021

Páginas

126-134

Capítulo

9

Resumo

O Ensino Religioso nos remete a um tema polêmico e vem despertando o interesse de grupos religiosos e educadores da área. O Ensino Religioso é uma das disciplinas mais antigas no currículo escolar no país. No Brasil, não existe oficialmente uma diretriz nacional comum curricular para esta disciplina, capaz de produzir uma ação pedagógica autônoma e reflexiva, que respeite o pluralismo religioso e a diversidade cultural e étnica de seu povo. O objetivo desta pesquisa é analisar os desafios e as perspectivas do Ensino Religioso como área de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, bem como discutir como tal disciplina pode ser uma ação pedagógica, dialógica, reflexiva, crítica e emancipadora.

Palavras-chave

Currículo, Ensino Religioso, Base Curricular.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.