O CONTROLE INTERNO NAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
João Paulo Silva do Nascimento
Nascimento, João Paulo Silva do
Douglas Willyam Rodrigues Gomes
Gomes, Douglas Willyam Rodrigues
Oderlene Vieira de Oliveira
Oliveira, Oderlene Vieira de
01/07/2021
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ADMINISTRAÇÃO: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS TENDÊNCIAS - VOLUME 2
O presente artigo tem como objetivo geral apresentar o controle interno como ferramenta de desenvolvimento as microempresas e empresas de pequeno porte, buscando a tomada de decisão mais eficaz. O referencial teórico foi embasado na literatura de autores Almeida (2010), Attie (2010), Crepaldi (2007), Godoy (1998), Oliveira (2001), Silva Júnior (2001) e dentre outros, na qual abordam conceitos pertinentes as ferramentas de controle interno. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa descritiva, aplicando uma abordagem do problema de forma qualitativa. A coleta e análise dos dados tiveram como fundamento a aplicação de um questionário dicotômico aberto a justificativas com proprietários ou gerentes das microempresas e empresas de pequeno porte. As empresas abordadas estão situadas em um município do Sertão Central do Ceará. Como resultados destaca-se a apresentação do percentual de empresas que utilizam as ferramentas do controle interno, uma vez que oferece vantagens à gestão empresarial, desde que seja aplicado e monitorado de forma adequada, auxiliando os gestores a proteger seus ativos através de informações exatas, confiáveis e oportunas, buscando prevenir erros, fraudes e atos ilícitos. Conclui-se que o controle interno é parte integral na execução do processo administrativo, sendo responsável pela criação de padrões e medição de desempenho. Ademais oportuniza os instrumentos de crescimento, desenvolvimento, rentabilidade e confiança no mercado para uma gestão empreendedora eficiente e eficaz.
Controle Interno. Gestão. Empresas.
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