O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM UMA ABORDAGEM CTSA NA MATEMÁTICA
Rondeneles Conceição Coelho Picanço
Picanço, Rondeneles Conceição Coelho
Maria Silvanete Silva Dourado
Dourado, Maria Silvanete Silva
Gilbson Santos Soares
Soares, Gilbson Santos
Rudinei Alves dos Santos
Santos, Rudinei Alves dos
Vanessa Pires Santos Maduro
Maduro, Vanessa Pires Santos
Verônica Solimar dos Santos
Santos, Verônica Solimar dos
01/12/2022
165-174
11
O presente trabalho aborda o relato de experiência realizada com os alunos do 1º ano do EnsinoMédio do Colégio Álvaro Adolfo da Silveira na disciplina de matemática. Apresenta, comoobjetivo principal, a reflexão sobre consumo consciente de energia elétrica e sua relação com omeio ambiente na busca da compreensão dos conceitos matemáticos existentes na propostasupracitada. Oportunizou ao aluno analisar o consumo de energia elétrica da sua residência, assimpossibilitando a inserção destes no contexto social sob a ótica da abordagem CTSA (CiênciaTecnologia Sociedade e Ambiente). Tal estratégia de ensino propiciou aos discentes, reflexõesacerca do consumo consciente da energia elétrica, ao mesmo tempo provocando nos sujeitosenvolvidos o pensamento crítico sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Assim, a intervençãometodológica pode servir como instrumento de ensino aprendizagem, pois abordou o temainterdisciplinar ligando a situação socioeconômica do aluno ao seu ambiente escolar.
CTSA, Sustentabilidade e Energia Elétrica.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.