O CARÁ ROXO (DIOSCOREA TRIFIDA) EM UMA ABORDAGEM CTSA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Helen de Oliveira Forero
Helen de Oliveria Forero
Pedro Augusto Barroso de Sena
Sena, Pedro Augusto Barroso de
Tiago Maretti Gonçalves
Gonçalves, Tiago Maretti
01/12/2022
154-164
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Objetivo: Apresentar o uso do tubérculo Amazônico cará roxo em uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente (CTSA) para o ensino de Ciências. Métodos: Foi elaborado uma sequência didática utilizando o cará roxo nas quatro vertentes. 1) A composição do cará roxo e a aplicação no ensino de Ciências como indicador ácido/base; 2) As tecnologias envolvidas no processo de obtenção e beneficiamento; 3) A aplicação e a importância social desse turbérculo e 4) O meio ambiente e a sustentabilidade que envolvem o cará roxo. Resultados: O uso do cará roxo e as atividades propostas envolvem experimento, reflexão cultural, social e econômica com o tema, utilizando a contextualização e a valorização dos conhecimentos regionais dos alunos. Conclusão: O uso sustentável de uma matéria prima amazônica poderá contribuir de forma significativa para o aprendizado e a formação crítica dos alunos.
Dioscorea trifida, ensino de Ciências, Contextualização, Amazônia.
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