O CAFÉ FILOSÓFICO COMO TÉCNICA PEDAGÓGICA PARA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Antunes Ferreira Da Silva Silva
Silva, Antunes Ferreira Da
Andreza Magda Da Silva Dantas Dantas
Dantas, Andreza Magda da Silva
Mariana Soares De Farias Farias
Farias, Mariana Soares de
Kadygyda Lamara De França Leite Leite
Leite, Kadygyda Lamara de França
30/10/2023
53-67
3
ENSINO DE FILOSOFIA: CONCEITOS, TRAJETÓRIAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Este estudo constitui-se de uma revisão narrativa e objetiva investigar o impacto da utilização do café filosófico como ferramenta motivacional no ensino da Filosofia no Ensino Médio. Diante da dificuldade de motivação dos alunos em relação a essa disciplina, várias pesquisas realizadas por filósofos, pedagogos e outros estudiosos têm apontado essa questão como um dos principais desafios no ensino de Filosofia. O modelo educacional vigente incentiva os estudantes a priorizarem disciplinas tidas como essenciais para sua formação profissional e para exames vestibulares, muitas vezes desvalorizando a Filosofia. Essa realidade resulta em uma falta de compreensão sobre a relevância dos conteúdos filosóficos. O objetivo deste artigo é investigar a eficácia do café filosófico como técnica motivadora no ensino de Filosofia no Ensino Médio. A prática do café filosófico, por meio de sua proposta interativa e reflexiva, mostra- se como uma abordagem inovadora para estimular o interesse dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda e valorosa. A proposta pedagógica baseia- se na execução desses encontros filosóficos, que proporcionam espaços de debate e reflexão, e também na coleta de dados para avaliar os efeitos dessas atividades na motivação dos alunos. Para embasar essa abordagem, a revisão bibliográfica é utilizada como uma valiosa ferramenta de pesquisa. Deste modo, ao consideramos conceitos como disciplina, motivação, avaliação, interesse e, evidentemente, a própria Filosofia, este estudo busca nortear os estudos em direção ao objetivo proposto de tornar o ensino de Filosofia mais atraente e relevante para o público-alvo, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora e estimulante.
Filosofia. Café Filosófico. Motivação. Ensino Médio.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.