O CAFÉ FILOSÓFICO COMO TÉCNICA PEDAGÓGICA PARA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Code: 230814151
7
0
Título

O CAFÉ FILOSÓFICO COMO TÉCNICA PEDAGÓGICA PARA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Antunes Ferreira Da Silva Silva

    Silva, Antunes Ferreira Da

  • Andreza Magda Da Silva Dantas Dantas

    Dantas, Andreza Magda da Silva

  • Mariana Soares De Farias Farias

    Farias, Mariana Soares de

  • Kadygyda Lamara De França Leite Leite

    Leite, Kadygyda Lamara de França

DOI
10.37885/230814151
Publicado em

30/10/2023

Páginas

53-67

Capítulo

3

Resumo

Este estudo constitui-se de uma revisão narrativa e objetiva investigar o impacto da utilização do café filosófico como ferramenta motivacional no ensino da Filosofia no Ensino Médio. Diante da dificuldade de motivação dos alunos em relação a essa disciplina, várias pesquisas realizadas por filósofos, pedagogos e outros estudiosos têm apontado essa questão como um dos principais desafios no ensino de Filosofia. O modelo educacional vigente incentiva os estudantes a priorizarem disciplinas tidas como essenciais para sua formação profissional e para exames vestibulares, muitas vezes desvalorizando a Filosofia. Essa realidade resulta em uma falta de compreensão sobre a relevância dos conteúdos filosóficos. O objetivo deste artigo é investigar a eficácia do café filosófico como técnica motivadora no ensino de Filosofia no Ensino Médio. A prática do café filosófico, por meio de sua proposta interativa e reflexiva, mostra- se como uma abordagem inovadora para estimular o interesse dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda e valorosa. A proposta pedagógica baseia- se na execução desses encontros filosóficos, que proporcionam espaços de debate e reflexão, e também na coleta de dados para avaliar os efeitos dessas atividades na motivação dos alunos. Para embasar essa abordagem, a revisão bibliográfica é utilizada como uma valiosa ferramenta de pesquisa. Deste modo, ao consideramos conceitos como disciplina, motivação, avaliação, interesse e, evidentemente, a própria Filosofia, este estudo busca nortear os estudos em direção ao objetivo proposto de tornar o ensino de Filosofia mais atraente e relevante para o público-alvo, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora e estimulante.

Palavras-chave

Filosofia. Café Filosófico. Motivação. Ensino Médio.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.