O BRASIL NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: CASO FAZENDA BRASIL VERDE VS. BRASIL

Code: 211006336
6
1
Título

O BRASIL NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: CASO FAZENDA BRASIL VERDE VS. BRASIL

Autores(as):
  • Lucas Henrique Brandão Teixeira

    Teixeira, Lucas Henrique Brandão

  • Amanda Caroline Claudia de Souza Machado

    Machado, Amanda Caroline Claudia de Souza

  • Pricilla Lechinewski Gouveia Zardo

    Zardo, Pricilla Lechinewski Gouveia

DOI
10.37885/211006336
Publicado em

31/10/2021

Páginas

224-240

Capítulo

15

Resumo

O presente artigo aborda a relação do Brasil com o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. As sentenças proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos são importantes para se obter um panorama de quais as diretrizes adotadas pela Corte para proteção dos Direitos Humanos. O caso em apreço é importante por ser a primeira condenação do Brasil em caso de trabalho escravo. Neste sentido, pretende-se, sobretudo, compreender os motivos pelos quais o país foi condenado. Por fim, objetiva-se analisar a sentença da Corte no caso em questão, de forma a compreender os fatos que levaram o caso ao Tribunal, identificar as vítimas, verificar as violações de direitos humanos cometidas pelo Brasil e o conteúdo da sentença condenatória. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, a partir da análise do caso concreto, e exame de fontes bibliográficas e documentos legais.

Palavras-chave

Corte Interamericana de Direitos Humanos, Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Direitos Humanos, Fazenda Brasil Verde.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.