O BALANCED SCORECARD NO ÂMBITO DA SAÚDE: MELHORIA DE PROCESSOS EM SERVIÇOS DE CUIDADOS URGENTES
Débora Cristina de Souza Rodrigues
Rodrigues, Débora Cristina de Souza
Tassiana Watanabe Ferreira
Ferreira, Tassiana Watanabe
Núbia Rosa Da Silva
da Silva, Núbia Rosa
Stella Jacyszyn Bachega
Bachega, Stella Jacyszyn
Dalton Matsuo Tavares
Tavares, Dalton Matsuo
30/01/2021
198-216
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O cenário de crise econômica em que as instituições de saúde públicas no Brasil se encontram demandam o uso de ferramentas de gestão que forneçam, além de medições de desempenho, apoio as estratégias e ações. A situação se agrava em serviços de urgência, como no caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que são responsáveis por atender a grande maioria dos casos de urgências e emergências nas suas localidades. Neste contexto, os Indicadores Balanceados de Desempenho (Balanced Scorecard - BSC) constituem um importante método de gestão estratégica e hospitalar, que contribuem para os processos decisórios e avaliação do desempenho organizacional. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre estudos recentes que utilizam do BSC para a melhorias de processos no âmbito da saúde, de modo a identificar as possíveis contribuições da ferramenta em UPAs. Os resultados permitiram identificar algumas oportunidades que, caso aplicadas, poderiam contribuir para a melhoria dos processos, sendo estas agrupadas em seis dimensões: missão, estratégia, desenvolvimento de pessoas, prestação de serviços, financeiro e recursos e satisfação das partes interessadas.
Indicadores Balanceados de Desempenho, Saúde Pública, Melhoria de Processos Hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
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