O ATTRAKDIFF-R PARA O DESIGN: UMA REDUÇÃO DO ATTRAKDIFF PARA A ANÁLISE HOLÍSTICA DAS EXPERIÊNCIAS DO USUÁRIO

Code: 210805629
18
10
Título

O ATTRAKDIFF-R PARA O DESIGN: UMA REDUÇÃO DO ATTRAKDIFF PARA A ANÁLISE HOLÍSTICA DAS EXPERIÊNCIAS DO USUÁRIO

Autores(as):
  • Iara Margolis

    Margolis, Iara

  • Bernardo Providência

    Providência, Bernardo

DOI
10.37885/210805629
Publicado em

19/10/2021

Páginas

171-182

Capítulo

11

Resumo

O ser humano é um ser racional, mas também emocional. Seu inconsciente, englobando características como as emoções, as crenças e as percepções, interfere na tomada de decisão e é inerente às interações. O bem-estar, as experiências, a qualidade de vida, o engajamento e as situações emocionais são pontos tratados pelo design emocional e pelo design positivo. Todavia, a forma de captação dessas informações ainda precisa de atenção. Por sua vez, o Attrakdiff é uma ferramenta de autorrelato (questionário) em escala de diferencial semântico, constituída por 28 pares de palavras (bipolar) que, baseado em quatro dimensões (Atratividade, Qualidade Pragmática, Qualidade de Estimulação Hedônica e Qualidade de Identificação Hedônica), analisa a experiência do usuário. O método também pode ser encontrado na versão mini Attrakdiff, em que o questionário contempla 10 pares de palavras. Sua agilidade na aplicação quando comparado com outros métodos (como a Engenharia Kansei) é uma vantagem, mas a dificuldade em entender alguns termos e o tamanho do questionário são algumas de suas limitações. Diante disso, foi sugerido o Attrakdiff-R, uma versão reduzida, contendo 18 pares de palavras. O método foi aplicado para 23 pessoas que estavam trabalhando presencialmente em pleno lockdown de março de 2021 da área bancária, industrial e de imprensa. Os resultados da aplicação apontam que, mesmo diante da pandemia, a experiência é positiva. O método teve consistência de acordo com o alfa de Cronbach, pode-se entender a experiência holística convergindo a ferramenta como um possível questionário para o design emocional, o design positivo e o design de informação.

Palavras-chave

Attrakdiff-R, Metodologia, Experiência do usuário, Design emocional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.