O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO

Code: 201102120
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Título

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO

Autor(a):
  • Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos

    Ramos, Santiago Daniel Hernandez Piloto

DOI
10.37885/201102120
Publicado em

04/01/2021

Páginas

457-468

Capítulo

32

Resumo

O seguinte artigo, de cunho eminentemente teórico-reflexivo, realizado a partir do levantamento bibliográfico e análise qualitativa dos trabalhos acadêmicos, com foco nos conceitos chaves, desenvolvidos por Vigotski, visa compreender, em um primeiro momento, de que forma o material didático adequadamente adaptado para o atendimento educacional especializado do aluno cego, pode contribuir como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem dentro do ensino regular. Uma primeira hipótese considera que o uso desse material didático, torna-se instrumento mediador na apropriação do conhecimento e desenvolvimento pleno do sujeito público-alvo da educação especial. Uma segunda hipótese considera que o público-alvo da pesquisa tem oportunidade não somente de aprender efetivamente, como também compartilhar suas vivências, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cultural do grupo em que se inserem, como um todo. Destarte, se objetiva investigar o uso dos materiais didáticos adaptados para o processo de ensino-aprendizagem do aluno cego no contexto escolar, para poder identificar quais são os materiais didáticos utilizados pelos professores de educação especial no atendimento educacional especializado do aluno cego; investigar como os materiais didáticos adaptados podem contribuir para o processo de inclusão escolar desse sujeito. O levantamento e estudo permitiu observar, numa primeira instancia de análise, que os materiais didáticos adaptados, podem ser utilizados tanto pelos professores de educação especial, no atendimento educacional especializado, quanto pelo aluno no contexto da sala de aula. Concluiu-se que, estes, podem contribuir de modo considerável como instrumentos mediadores do processo de ensino-aprendizagem do estudante cego.

Palavras-chave

Educação Especial. Deficiência Visual. Materiais Didáticos Adaptados.

Autor(a) Correspondente
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