O APOIO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS

Code: 230814103
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Título

O APOIO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS

Autores(as):
  • Alexandre Augusto E Souza

    SOUZA, Alexandre

  • Terezinha Monteiro Martinez

    MARTINEZ, Terezinha

DOI
10.37885/230814103
Publicado em

30/09/2023

Páginas

325-337

Capítulo

18

Resumo

O tema deste artigo é a inclusão digital de idosos. Especificamente tratamos do apoio pedagógico como suporte no processo de inclusão digital para idosos, no Lar Fabiano de Cristo (LFC), unidade Casa Amigos Dedicados, na cidade do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é apresentar a proposta pedagógica e didática que desenvolvemos com idosos, chamados de participantes. Trata-se de um relato de experiência e adotamos o suporte interpretativo de Florestan Fernandes, sobre o processo de aprendizagem, a partir de um contexto em transformação social, como fundamentação e argumentação. Entendemos que o apoio pedagógico pode ser um veículo mediador para a aprendizagem, por meio do estímulo e resgate da memória sensorial-perceptiva dos idosos, desenvolvendo habilidades motoras, através de exercícios e técnicas de aprendizagem. Consideramos que a aprendizagem, ao longo de um processo avançado de envelhecimento, demanda a valorização dos sentidos, especialmente da percepção visual e tátil, enquanto estratégia pedagógica e de planejamento didático-inclusivo.

Palavras-chave

Inclusão digital; envelhecimento; apoio pedagógico.

Autor(a) Correspondente
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