O ACOMPANHAMENTO DO DEVER CASA: CONFLITOS NO SEIO FAMILIAR

Code: 200400194
Downloads
7
Views
5
Compartilhe
Título

O ACOMPANHAMENTO DO DEVER CASA: CONFLITOS NO SEIO FAMILIAR

Autores(as):
  • Eduarda Pampolin Miessi Luchini

  • Helena De Almeida Cardoso Caversan

  • Marcio Pereira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200400194
    Publicado em

    15/06/2020

    Páginas

    161-175

    Capítulo

    19

    Resumo

    Resumo: O referido texto é fruto de uma proposta de pesquisa aprovada pelo PROGRAMAINSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAPq/UEMG/2017,originada no curso de Psicologia da Unidade Divinópolis/MG, na área da Psicologia daEducação, e tem como ponto central os conflitos existentes no seio familiar a partir doacompanhamento do dever de casa. A coleta de dados pautou-se na pesquisa bibliográfica,buscando referências literárias sobre o Dever de Casa dos pontos de vista pedagógico,sociológico e psicológico, e na investigação junto aos pais, professores e alunos dos anosiniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, por meio de entrevistas e rodas deconversa, acerca dos conflitos existentes ao realizar o dever de casa no seio familiar. Osresultados indicam que o acompanhamento do dever de casa pela família se problematiza porfatores como não possuir tempo, não saber ensinar, por não saber a ideia clara do dever decasa, dentre outros, conflitando o clima familiar, causando desgastes emocionais, brigas,aborrecimentos e estresse devido à quantidade e dificuldades das atividades, desencadeandona criança insegurança, medo, incapacidade, baixa autoestima e outros sintomas. De acordocom as discussões, do ponto de vista psicológico, Carneiro (2010) faz considerações de que odever de casa favorece a capacidade de promover habilidades metacognitivas, sociais, condutaautorregulatória, iniciativa, autoeficácia, autonomia e motivação intrínseca, e este não deveriaser fonte de problemas e conflitos que viessem a desestimular a aprendizagem. Esta pesquisacontribui com reflexões sobre o Dever de Casa a partir do ponto de vista da família, dosprofessores e do aluno sobre os conflitos no acompanhamento do mesmo no seio familiar.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    dever, de, casa, família, alunos, conflitos, aprendizagem

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.