O ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DIGITAIS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA

Code: 210705234
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Título

O ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DIGITAIS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA

Autores(as):
  • Milton Augusto de Medeiros Neto

  • Bruno Cezar Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210705234
    Publicado em

    29/07/2021

    Páginas

    13-30

    Capítulo

    1

    Resumo

    O advento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), como a internet e os smartphones, transformaram vários aspectos da vida em sociedade. Esse processo não foi diferente com a Administração Pública. O uso das TIC agilizou e tornou mais acessível a oferta de serviços públicos para a população, proporcionando seu acesso através dos meios digitais. A pandemia do COVID-19 acelerou ainda mais a adoção em massa, em um curto espaço de tempo, do uso da tecnologia nos mais diversos aspectos do nosso cotidiano. Sabe-se, porém, que esse acesso à tecnologia demanda a utilização de ferramentas e de conhecimentos que não estão disponíveis a todos os cidadãos. O contexto de desigualdades sociais do nosso país prejudica o acesso aos direitos básicos fundamentais. Nesse sentindo, o presente estudo busca compreender, através de uma pesquisa bibliográfica, os desafios na garantia de acesso aos serviços públicos para a população, considerando o panorama sem precedentes na história causado pela pandemia do coronavírus. Como resultado é observado que os percalços no acesso aos serviços públicos através do uso das TICs, principalmente nos extratos mais vulneráveis da população, reproduzem os mesmos moldes de exclusão social.

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    Palavras-chave

    Serviços públicos, Governo eletrônico, TICs, Exclusão digital, COVID-19.

    Licença

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