NORMALIZAÇÃO E DISCIPLINAMENTO POR MEIO DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Code: 200500218
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Título

NORMALIZAÇÃO E DISCIPLINAMENTO POR MEIO DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Fabiola Colombani

    COLOMBANI, F.

  • Alonso Bezerra De Carvalho

    CARVALHO. A. B.

DOI
10.37885/200500218
Publicado em

15/06/2020

Páginas

147-155

Capítulo

17

Resumo

Este capítulo tem como objetivo introduzir o leitor no tema da medicalização escolar por meio de sua história, mostrando alguns indícios de seu surgimento, como também, descrever brevemente o aparecimento da instituição escola, o desejo burguês da moral e da ordem e a influência médica tanto na família quanto na educação, com o recurso das práticas medicalizantes e biologizantes do processo de aprendizagem, maciçamente presentes no cotidiano escolar atual. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos e discutimos o problema da medicalização como uma prática que transforma dificuldades escolares em questões médicas, tratando o corpo biológico como um instrumento de análise e de investidas políticas com o propósito de extinguir todo e qualquer comportamento indesejável na sala de aula.

Palavras-chave

medicalização, escola, disciplina, normalização

Autor(a) Correspondente
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