NÍVEL IDEAL DE ATIVIDADE FÍSICA PARECE COMPENSAR O ALTO TEMPO DE TELAS DE CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA
NÍVEL IDEAL DE ATIVIDADE FÍSICA PARECE COMPENSAR O ALTO TEMPO DE TELAS DE CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA
Guilherme Silva
Crislaine Couto
Carlos Campos
Aline Chaves
Suziane Santos
29/02/2024
241-253
13
Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar associação entre o tempo de tela e o desempenho motor de crianças da primeira infância. Além disso, verificar uma possível associação entre o tempo de tela, o nível socioeconômico e o nível de escolaridade da mãe. Método: Participaram da pesquisa 28 crianças de escolas particulares da cidade de Uberaba-MG, e os respectivos pais que responderam os questionários via formulário do google. O instrumento utilizado foi uma Lista de Checagem das Habilidades Motoras na Primeira Infância (LCHMPI). Para avaliar o nível socioeconômico, foi aplicado o questionário da Associação Brasileira de Empresas e Pesquisas. O tempo de tela das crianças, assim como nível de atividade física das crianças e da família foram avaliados através de uma anamnese. Resultados: Os principais resultados mostraram que o maior tempo de tela não influenciou negativamente o desempenho motor. Para o nível socioeconômico e escolaridade da mãe não foram encontradas associações com o desempenho motor. Os níveis de atividade física das crianças foram adequados, sendo que 86% das crianças faziam atividades físicas e/ou exercícios físicos por mais de 3 horas diárias. Outro resultado encontrado foi que mais de 70% dos pais ou responsáveis pelas crianças, têm uma vida ativa nos tempos de lazer. Cerca de 80% das mães estão cursando ou já têm o ensino superior completo. Conclusão: Conclui-se que tempo de tela superior a duas horas não influenciou negativamente o desempenho motor de crianças de primeira infância, mas ainda assim reforça-se a necessidade do cumprimento da recomendação do tempo de 1 hora para esta faixa etária, e a possibilidade destes resultados se modificarem ou até mesmo se agravarem na medida em que estas crianças passam pela 2ª infância e adolescência.
Ler mais...Desempenho motor, tempo de tela, primeira infância.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.