NIÓBIO: UM ELEMENTO QUÍMICO BRASILEIRO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO

Code: 221211553
17
0
Título

NIÓBIO: UM ELEMENTO QUÍMICO BRASILEIRO PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO

Autores(as):
  • Gustavo Henrique Silva

    SILVA, G. H.

  • Luís Otávio Silva

    SILVA, L. O.

  • Tatiana Aparecida Rosa Da Silva

    DA SILVA, T. A. R.

  • Katiúscia Daiane Ferreira

    FERREIRA, K. D.

DOI
10.37885/221211553
Publicado em

31/01/2023

Páginas

133-151

Capítulo

10

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo sobre o desenvolvimento de material didático com a temática Nióbio e aplicação do mesmo em turmas de 1° ano do ensino médio. O material didático consistiu de um kit didático contendo apostila, jogo de tabuleiro, vídeo e amostras de minérios do elemento. Durante uma intervenção, o material resultante foi aplicado usando a metodologia baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e depois avaliado pelos alunos participantes. Os dados da avaliação foram recolhidos através de dois formulários, um pré-questionário e outro questionário de feedback. A temática se mostrou pertinente e interessante, e os resultados demonstram a satisfação e aprendizagem dos estudantes. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo sobre o desenvolvimento de material didático com a temática Nióbio e aplicação do mesmo em turmas de 1° ano do ensino médio. O material didático consistiu de um kit didático contendo apostila, jogo de tabuleiro, vídeo e amostras de minérios do elemento. Durante uma intervenção, o material resultante foi aplicado usando a metodologia baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov e depois avaliado pelos alunos participantes. Os dados da avaliação foram recolhidos através de dois formulários, um pré-questionário e outro questionário de feedback. A temática se mostrou pertinente e interessante, e os resultados demonstram a satisfação e aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave

Nióbio, Material didático, Jogos, Contextualização, Os três momentos pedagógicos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.