NIETZSCHE E OS ALICERCES DA UNIVERSALIDADE DO HUMANO
Adriano Perin
PERIN, Adriano.
Alan César Dos Santos Miranda
MIRANDA, Alan César dos Santos.
Claumir José Inácio Junior
INÁCIO JUNIOR, Claumir José.
Gabriel Dordete Rodrigues
RODRIGUES, Gabriel Dordete.
Gabriela Bernardo Da Rocha
DA ROCHA, Gabriela Bernardo.
30/12/2023
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Este trabalho defende que a subversão que Nietzsche aplica ao atributo da universalidade referido ao humano implica a compreensão de cinco conceitos que, na sua sistematicidade, unicamente permitem a relação desse atributo ao seu referente. O conceito de “niilismo” é, inicialmente, explicitado quanto aos seus aspectos passivo e ativo e Nietzsche é definido como um niilista ativo. O conceito do “transvaloração dos valores” é, em seguida, colocado como o guia para a afirmação dos valores do ser humano e da relação deste com o mundo, com a natureza e com outros humanos. O conceito de “além-do-homem”, na sua contraposição ao conceito de “homem superior”, é, depois, definido como o responsável pela horizontalidade progressiva e pela totalidade constitutiva do sentido do humano. O conceito de “vontade de potência” é, na sequência, elucidado como aquele que integra todas as formas de vida e que permite, assim, também ao homem o seu aprimoramento. O conceito de “amor fati” é, por fim, dado como a necessidade de amar a totalidade da vida enquanto imprescindível à constituição do humano. O resultado da pesquisa é o de que tais conceitos constituem uma proposta (in)crível para se pensar o humano na sua universalidade.
niilismo ativo, transvaloração dos valores, Übermensch, vontade de potência, amor fati.
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