NEXOS CONCEITUAIS DA MEDIDA: CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Code: 220308035
15
6
Título

NEXOS CONCEITUAIS DA MEDIDA: CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores(as):
  • Ariane Luzia dos Santos

    Santos, A. L.

  • Maria do Carmo de Sousa

    Sousa, M. C.

DOI
10.37885/220308035
Publicado em

01/04/2022

Páginas

164-171

Capítulo

12

Resumo

Na perspectiva lógico-histórica, podemos mencionar os nexos que se apresentam no pensamento teórico. Este artigo, de caráter qualitativo e bibliográfico, versa sobre a importância de se estudar, nas formações inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática na Educação Básica, os nexos conceituais da medida, tais como: grandezas contínuas e discretas que são ensinados na Educação Básica e que devem fundamentar as atividades de ensino. Acreditamos na relevância de se discutir nos processos de formações de professores os nexos conceituais que acontecem no movimento lógico-histórico do conceito de medida, para que os professores possam ter autonomia na elaboração atividades de ensino e que as mesmas, priorizando os nexos conceituais, possibilitem fundamentar as ações pedagógicas dos professores.

Palavras-chave

Lógico-Histórico, Formação de Professores, Atividade de Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.