NEWSGAMES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE OS JOGOS JORNALÍSTICOS DA REVISTA SUPERINTERESSANTE

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Título

NEWSGAMES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE OS JOGOS JORNALÍSTICOS DA REVISTA SUPERINTERESSANTE

Autor(a):
  • Helena Schiavoni Sylvestre

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220709497
    Publicado em

    30/08/2022

    Páginas

    144-158

    Capítulo

    9

    Resumo

    O artigo em questão visa traçar um panorama sobre o conceito de newsgames e como ele tem sido trabalhado no cenário brasileiro para, a partir dele, realizar uma análise de conteúdo de três jogos jornalísticos criados pelo site da revista Superinteressante entre os anos de 2008 e 2011. Pretende-se verificar os seguintes fatores dos games: retórica processual, características jornalísticas, grau de imersão e grau de reflexão. Para garantir consistência teórica à análise, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos conceitos de jogos e newsgames com base em teóricos como Vilém Flusser, Johan Huizinga, Gonzalo Frasca, Miguel Sicart e Ian Bogost.

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    Palavras-chave

    Newsgames; comunicação, Superinteressante, Análise de conteúdo.

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