NEUROPEDIATRIA E TERAPIA OCUPACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Lucieny Almohalha
Almohalha, L
Gabrielle Carvalho Candido
Candido, GC
Isabella Duarte
Duarte, I
31/05/2023
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VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL TÍPICO E NEURODIVERSO: CONCEITUAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS
O desenvolvimento infantil segue princípios universais e uma sequência neuromaturacional, entretanto condições crônicas ou deficiências podem acarretar períodos variantes para as aquisições neuro-sensório-motoras, percepto-cognitivas e socioemocionais que podem variar ainda conforme intercorrências médicas e contextuais. O objetivo deste manuscrito é relatar as experiências assistenciais em programa extensionista dos cuidados precoces oferecidos pelo terapeuta ocupacional, analisar o perfil de crianças atendidas no programa e descrever os aspectos das avaliações e intervenções realizadas. Os atendimentos foram realizados duas vezes por semana por discentes extensionistas com duração de 30 minutos em ambulatório de pediatria de uma universidade federal da região do Triângulo Mineiro. Foram assistidas 32 crianças com idades de 2 meses a 9 anos com diagnósticos de paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo e outros relacionados a atrasos globais do desenvolvimento. Cabe discutir que avaliar e acompanhar o desenvolvimento infantil se faz necessário para crianças com atrasos no desenvolvimento, pois elas apresentam dificuldades para atingir os principais marcos evolutivos considerados normais para a idade. Crianças que recebem estimulação precoce nos primeiros meses de vida tendem a apresentar ganhos no desenvolvimento global em consequência das intervenções realizadas. Foi possível, via ações assistenciais extensionistas, identificar atrasos no desenvolvimento, realizar ações de prevenção de desabilidades, reabilitação de funções e consequentemente melhorar os resultados desenvolvimentais de crianças atendidas. Os discentes foram instigados, durante todo o processo assistencial, a utilizar do raciocínio clínico embasados em pressupostos da prática centrada na família e no cliente, na prática baseada em evidência e nas diretrizes sobre saúde pública do Sistema Único de Saúde, pautando, assim, suas práticas na integralidade dos cuidados.
Crianças de risco, Bebê, Terapia Ocupacional, Estimulação Precoce, Ação extensionista.
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