NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES PARA CURSO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Code: 211006395
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Título

NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES PARA CURSO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Autor(a):
  • Marcia Raika e Silva Lima

    Lima, Marcia Raika e Silva

DOI
10.37885/211006395
Publicado em

01/12/2021

Páginas

91-102

Capítulo

8

Resumo

Este texto trata-se de um relato de experiência que originou-se da vivência da autora no desenvolvimento do projeto do Programa Institucional de Bolsa de Extensão-PIBEX desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Campus Caxias, no ano de 2019. Ressalta-se que os alunos da educação especial incluídos na escola regular necessitam de acessibilidades aos conteúdos formais. Teve como objetivo, identificar as necessidades formativas dos professores que medeiam interesses para participação em curso de formação em educação especial e inclusiva. Os participantes da pesquisa foram professores da educação básica, especificamente dos anos iniciais do ensino fundamental, que tinham alunos com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação na sala de aula. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva reflexiva. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista narrativa que propiciou a coleta e o registro dos dados. Teve como questão problema: Diante do cenário de formação de professores para a educação inclusiva, quais necessidades formativas descreveria como essenciais para o ensino e aprendizagem de alunos da educação especial incluídos na escola regular? Desvela-se com os resultados do estudo que as necessidades formativas dos professores relacionavam-se a teorias e práticas educativas para o ensino e aprendizagem por meio da Libras, do Braille, para alunos autistas e com deficiência intelectual, diante da precariedade de formação docente no município para o exercício docente com alunos da educação especial incluídos na escola regular, diante do contexto da educação inclusiva. Conclui-se que mediados pelo curso de formação os professores alicerçarão o processo de ensino e aprendizagem desse grupo especial de educandos, incluídos na escola regular do município de Caxias-MA, mediado por práticas pedagógicas inclusivas necessárias à escolarização desses alunos.

Palavras-chave

Educação especial, Educação inclusiva, Formação de professores, Necessidades formativas.

Autor(a) Correspondente
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