NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO PERÍODO 2010-2020

Code: 220107346
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Título

NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO PERÍODO 2010-2020

Autores(as):
  • Leonardo Almerindo Novaes de Almeida

  • Eliane Maria Vani Ortega

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220107346
    Publicado em

    31/03/2022

    Páginas

    147-163

    Capítulo

    11

    Resumo

    O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de pesquisa sobre narrativas de professores de matemática, a partir da consulta no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período 2015-2020. Trata-se de abordagem qualitativa com o levantamento de produções acadêmicas sobre a temática anunciada. Selecionamos 46 teses relacionadas às narrativas dos professores de matemática. Foram elaboradas 9 categorias a partir dos títulos e resumos: Trajetória da Formação de Professores de Matemática (30,43%), Formação Inicial de Professores de Matemática (26,09%), Desenvolvimento Profissional de Formadores de Professores de Matemática (13,5%), Biografia/AutoBiografia de Professores de Matemática (8,7%), Ensino de Matemática (8,7%), Formação Continuada de Professores de Matemática (6,52%), Falta de Professores Licenciados em Matemática (2,17%), Narrativa como objeto de estudo (2,17%) e Afetividade do Professor de Matemática (2,17%). Os estudos que envolvem a narrativa de professores de matemática ocorrem com maior frequência nas pesquisas que abordam a trajetória de formação de professores ou na formação inicial de professores de matemática. A partir da análise das categorias, identificamos dois grandes grupos de estudo, um que utiliza a narrativa como meio para obtenção de dados (58,7%) e outro que aborda a narrativa como o próprio objeto da investigação (41,3%). Também classificamos os diferentes trabalhos quanto ao sentido da narrativa na parte de descrição da metodologia dos trabalhos e identificamos os autores mais citados nos trabalhos analisados. Os resultados foram analisados com base em autores que estudam as narrativas e as principais referências se fundamentam em Connelly e Clandinin (1990), Passeggi, Nascimento e Oliveira (2016), Saveli (2006), Bruner (1998, 1991), Nacarato et al (2014), Nacarato, Moreira e Custódio (2019), Nacarato (2015), Souza (2006), Lima et al (2015), Freitas e Galvão (2007), Queiroz (1988), Abrahão (2003), Bolívar (2002).

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    Palavras-chave

    Narrativas, Professores de Matemática, Formação Inicial.

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