NARRATIVAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES

Code: 230914530
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Título

NARRATIVAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES

Autores(as):
  • Susy Melo

    Melo, Susy Kelly Azevedo de

  • Jónata Moura

    Moura, Jónata Ferreira de

DOI
10.37885/230914530
Publicado em

30/10/2023

Páginas

88-97

Capítulo

6

Resumo

Apresenta-se uma revisão narrativa sobre a relação de gêneros e sexualidades na infância e a concepção adotada por professoras da Educação Infantil. O texto é fruto de uma pesquisa de mestrado, em andamento, de abordagem qualitativa, tendo a entrevista narrativa e o grupo de discussão-reflexão como técnicas de produção de dados. O local de pesquisa será uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino municipal de Imperatriz/MA, tendo um grupo de quatro docentes dessa escola como participantes. Os objetivos são: 1. Conhecer as professoras e a relação que, possivelmente, tiveram ou têm com a temática gêneros e sexualidades; 2. Levantar indícios de que forma as práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil contribuem na manifestação da sexualidade e identidade de gênero de crianças pequenas; 3. Analisar as narrativas das professoras durante o grupo de discussão-reflexão; 4. Perceber as contribuições do grupo de discussão-reflexão no posicionamento das professoras participantes da pesquisa sobre a temática gêneros e sexualidades. Ao término, tem-se a proposição da construção de um documentário no formato curta metragem que abordará os desafios para se trabalhar a temática gêneros e sexualidades na educação infantil.

Palavras-chave

Educação Infantil, Gêneros, Sexualidades.

Autor(a) Correspondente
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