NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: OS SABERES DA EXPERIÊNCIA CONTADOS A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA

Code: 230111805
13
0
Título

NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: OS SABERES DA EXPERIÊNCIA CONTADOS A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA

Autor(a):
  • Lisiane Das Neves Marques

    Marques, Lisiane das Neves

DOI
10.37885/230111805
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1048-1065

Capítulo

76

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

A pesquisa narrativa (auto)biográfica como campo de produção de conhecimento é importante na legitimação das vivências dos/as professores/as nas escolas. A investigação narrativa pode captar as relações vividas em seus detalhes, entrelinhas, conflitos, tensões, diferenças, trocas, partilhas e subjetividades, apostando na experiência como possibilidade de formação docente. Este artigo tem como objetivo compartilhar com os/as leitores/as a narrativa (auto)biográfica sobre minha história de vida e as experiências ao ministrar o componente curricular Seminários Integrados (SI) no Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul, em 2013. Este estudo dialoga com as contribuições de vários autores, tais como António Nóvoa, Christine Josso, Conceição Passeggi e Inês Bragança, considerando a vida e trajetória dos professores/as. A proposta dos SI foi construída com o coletivo dos/as discentes ao expressarem as ideias na proposição dos projetos vivenciais, a partir dos alicerces do educar pela pesquisa e da pedagogia freireana da liberdade e do diálogo. Com o transcorrer das aulas os/as estudantes interagiram nas rodas de conversas, elaboraram atividades de ação para a metodologia dos projetos e organizaram a divulgação dos resultados de seus projetos durante um evento realizado na escola, o que reflete a mobilização de habilidades, competências e conhecimentos necessários à formação do/a discente protagonista. Sendo assim, as histórias da minha vida e da vida dos outros, contadas nesta escrita, fazem parte do que eu sou e das minhas memórias, contribuindo no processo trans-formador da minha prática docente e na formação dos/as estudantes que vivenciaram, comigo e com os outros, os caminhos de partilha e construção coletiva de aprendizados nesta experiência pedagógica.

Palavras-chave

Abordagem (auto)biográfica, Narrativas docentes, História de vida, Pesquisa-formação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.