NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 220107399
3
5
Título

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Alessandra Imaculada de Almeida Neves

    NEVES, Alessandra Imaculada de Almeida

  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira

    OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de

  • Sandra Alves de Oliveira

    OLIVEIRA, Sandra Alves de

DOI
10.37885/220107399
Publicado em

31/03/2022

Páginas

83-96

Capítulo

6

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que investigou as narrativas autobiográficas de experiências matemáticas nos processos formativos na educação básica e superior de uma professora da educação infantil da rede municipal de ensino de Juiz Fora, Minas Gerais. Busca-se compreender as representações das experiências matemáticas compartilhadas nas narrativas autobiográficas da trajetória formativa e profissional de uma professora participante da pesquisa. As narrativas autobiográficas escritas pela professora-pesquisadora foram utilizadas como dispositivos da produção e análise dos dados da pesquisa. As histórias de experiências revisitadas e narradas desde o início deste estudo, como na epígrafe-narrativa, são oriundas das memórias da infância, dos registros escritos, das anotações e dos diários das práticas cotidianas na formação inicial e contínua. Elas se constituem em aspectos históricos e institucionais que possibilitam o descortinar e a revelação da construção da identidade profissional de uma professora que ensina matemática na educação infantil. Com efeito, as reflexões sobre as narrativas produzidas possibilitam a avaliação do trabalho docente, a criação da própria identidade pessoal e profissional, a aproximação entre a Universidade e a Educação Básica e a construção de sentidos da profissão docente.

Palavras-chave

Educação Infantil, Formação, Matemática, Narrativas autobiográficas, Práticas formativas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.