“MUITA TEORIA E POUCA PRÁTICA”: REFLEXÕES DOCENTES NO ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NO ENSINO MÉDIO

Code: 230814091
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Título

“MUITA TEORIA E POUCA PRÁTICA”: REFLEXÕES DOCENTES NO ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NO ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Gilson Santos Rodrigues

    Rodrigues, Gilson Santos

  • Douglas Vinicius Carvalho Brasil

    Brasil, Douglas Vinicius Carvalho

  • Maria Carolina Machado Magnus

    Magnus, Maria Carolina Machado

  • Rogério De Melo Grillo

    Grillo, Rogério de Melo

DOI
10.37885/230814091
Publicado em

31/08/2023

Páginas

230-241

Capítulo

17

Resumo

Neste texto o objetivo é relatar uma proposta de ensino de Jogos Coletivos Esportivizados (JCE) nas aulas de Educação Física e refletir sobre os acontecimentos que movimentam nosso pensamento a respeito do papel docente nas aulas e da Educação Física dentro de um projeto de educação escolar. A proposta descrita se baseia numa perspectiva curricular Crítico-Emancipatória de viés culturalista, realizada num trimestre organizado em quatro blocos de conteúdo: i) conhecimento e vivência da lógica dos JCE mormente à Teoria dos Jogos Esportivos Coletivos; ii) problematização ético-moral dos JCE de alto rendimento; iii) pesquisa para a ampliação das referências esportivas, e; iv) festival esportivo como recriação dos JCE da escola. Ademais, narramos duas situações que desafiam a docência ao evidenciar discursos discentes individualistas e uma visão meramente praticista da Educação Física escolar. Por fim, compartilhamos tal experiência no intuito de contribuir com colegas docentes a lidar com os desafios da docência e fazemos um apelo em defesa do reconhecimento social da Educação Física enquanto componente curricular, haja vista o não reconhecimento discente enquanto disciplina de relevância social.

Palavras-chave

Educação Física Escolar, Esporte, Esporte Coletivo, Docência.

Autor(a) Correspondente
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