“MUITA TEORIA E POUCA PRÁTICA”: REFLEXÕES DOCENTES NO ENSINO DE ESPORTES COLETIVOS NO ENSINO MÉDIO
Gilson Santos Rodrigues
Rodrigues, Gilson Santos
Douglas Vinicius Carvalho Brasil
Brasil, Douglas Vinicius Carvalho
Maria Carolina Machado Magnus
Magnus, Maria Carolina Machado
Rogério De Melo Grillo
Grillo, Rogério de Melo
31/08/2023
230-241
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Neste texto o objetivo é relatar uma proposta de ensino de Jogos Coletivos Esportivizados (JCE) nas aulas de Educação Física e refletir sobre os acontecimentos que movimentam nosso pensamento a respeito do papel docente nas aulas e da Educação Física dentro de um projeto de educação escolar. A proposta descrita se baseia numa perspectiva curricular Crítico-Emancipatória de viés culturalista, realizada num trimestre organizado em quatro blocos de conteúdo: i) conhecimento e vivência da lógica dos JCE mormente à Teoria dos Jogos Esportivos Coletivos; ii) problematização ético-moral dos JCE de alto rendimento; iii) pesquisa para a ampliação das referências esportivas, e; iv) festival esportivo como recriação dos JCE da escola. Ademais, narramos duas situações que desafiam a docência ao evidenciar discursos discentes individualistas e uma visão meramente praticista da Educação Física escolar. Por fim, compartilhamos tal experiência no intuito de contribuir com colegas docentes a lidar com os desafios da docência e fazemos um apelo em defesa do reconhecimento social da Educação Física enquanto componente curricular, haja vista o não reconhecimento discente enquanto disciplina de relevância social.
Educação Física Escolar, Esporte, Esporte Coletivo, Docência.
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