MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO RURAL NO BRASIL/AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL
Luzia Camila Silva Santos
Santos, Luzia Camila Silva
Miqueias Rodrigues Ferreira
Ferreira, Miqueias Rodrigues
Sérgio Roberto Moraes Correa
Correa, Sérgio Roberto Moraes
02/02/2021
277-294
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AGROECOLOGIA: MÉTODOS E TÉCNICAS PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL - VOLUME 1
Essa proposta reflete sobre os temas da educação do campo e do desenvolvimento rural agroecológico no Brasil, em particular na Amazônia, com foco na experiência do MST sob a perspectiva das Epistemologias do Sul. Este texto tem como objetivo apresentar resultados do projeto de Iniciação Científica: “Desenvolvimento e Educação do Campo na Amazônia: um estudo sobre a experiência do MST sob o enfoque das Epistemologias do Sul”. Essa pesquisa foi realizada com base numa abordagem qualitativa, envolvendo pesquisas bibliográficas e de campo. Como resultados é possível identificar uma redefinição da agenda de desenvolvimento e educação do campo do MST com a inserção do tema da agroecologia em seu repertório mais recentemente, o que se apresenta como avanço no debate de resistência e alternativa ao modelo hegemônico de desenvolvimento rural do agronegócio. Contudo, o MST vem enfrentando limitações internas e externas para implementar e avançar nessa redefinição.
Movimentos Sociais; Educação do campo; Desenvolvimento Rural; Amazônia.
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