MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO RURAL NO BRASIL/AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Code: 201202593
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Título

MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO RURAL NO BRASIL/AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Autores(as):
  • Luzia Camila Silva Santos

    Santos, Luzia Camila Silva

  • Miqueias Rodrigues Ferreira

    Ferreira, Miqueias Rodrigues

  • Sérgio Roberto Moraes Correa

    Correa, Sérgio Roberto Moraes

DOI
10.37885/201202593
Publicado em

02/02/2021

Páginas

277-294

Capítulo

19

Resumo

Essa proposta reflete sobre os temas da educação do campo e do desenvolvimento rural agroecológico no Brasil, em particular na Amazônia, com foco na experiência do MST sob a perspectiva das Epistemologias do Sul. Este texto tem como objetivo apresentar resultados do projeto de Iniciação Científica: “Desenvolvimento e Educação do Campo na Amazônia: um estudo sobre a experiência do MST sob o enfoque das Epistemologias do Sul”. Essa pesquisa foi realizada com base numa abordagem qualitativa, envolvendo pesquisas bibliográficas e de campo. Como resultados é possível identificar uma redefinição da agenda de desenvolvimento e educação do campo do MST com a inserção do tema da agroecologia em seu repertório mais recentemente, o que se apresenta como avanço no debate de resistência e alternativa ao modelo hegemônico de desenvolvimento rural do agronegócio. Contudo, o MST vem enfrentando limitações internas e externas para implementar e avançar nessa redefinição.

Palavras-chave

Movimentos Sociais; Educação do campo; Desenvolvimento Rural; Amazônia.

Autor(a) Correspondente
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