MOTIVAÇÕES DO CONSUMO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO TEÓRICA

Code: 211106614
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Título

MOTIVAÇÕES DO CONSUMO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO TEÓRICA

Autores(as):
  • Francisco Rafael Ribeiro Soares

    Soares, Francisco Rafael Ribeiro

  • Deceles Ingrid de Carvalho Oliveira

    Oliveira, Deceles Ingrid de Carvalho

  • Joana Darc Martins Torres

    Torres, Joana Darc Martins

  • Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa

    Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula

  • José Maria Ximenes Guimarães

    Guimarães, José Maria Ximenes

  • Ana Ruth Macêdo Monteiro

    Monteiro, Ana Ruth Macêdo

DOI
10.37885/211106614
Publicado em

29/12/2021

Páginas

180-193

Capítulo

16

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico, inicialmente publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP, em 2020, que objetiva refletir sobre os motivos para e por que dos adolescentes usarem drogas e suas implicações no cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se do referencial da fenomenologia social de Alfred Schutz. Os principais motivos para identificados foram: a atenuação da crise existencial, a formação de vínculos sociais e a diversão. Já os motivos por que estão relacionados às características próprias da adolescência, às rupturas dos laços sociais e familiares e às condições de vulnerabilidade programática. As motivações fornecem importantes informações para o desenvolvimento de estratégias de atenção centralizada na pessoa e não na droga de abuso. A ação cuidadora do enfermeiro se consolida a partir de estratégias de educação em saúde emancipatórias e pautadas na estratégia da redução de danos e riscos relacionados ao consumo de drogas e na possibilidade de, em uma relação face a face, ajudar o adolescente a tomar ciência de sua situação biográfica, para que possa, conhecedor de si, agir com vistas à promoção de sua saúde.

Palavras-chave

Adolescente, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Redução do Dano, Educação em Saúde, Enfermagem em Saúde Pública.

Autor(a) Correspondente
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