MOTIVAÇÕES DE MENINAS ADOLESCENTES PARA ADESÃO AO TREINAMENTO DE HANDEBOL

Code: 230713661
5
0
Título

MOTIVAÇÕES DE MENINAS ADOLESCENTES PARA ADESÃO AO TREINAMENTO DE HANDEBOL

Autores(as):
  • Vanilson Batista Lemes

    Lemes, Vanilson Batista

  • Caroline Brand

    Brand, Caroline

DOI
10.37885/230713661
Publicado em

31/08/2023

Páginas

215-229

Capítulo

16

Resumo

Objetivo: descrever as motivações para meninas adolescentes aderirem ao handebol escolar competitivo. Métodos: trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, onde foram avaliados os aspectos motivacionais de oito meninas adolescentes quando estavam na equipe de handebol. As escolares estavam entre o sétimo e nono ano do ensino fundamental quando treinavam e competiam. Também foi descrita opinião de um professor de educação física sobre o treinamento e as competições em uma escola do interior do Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado após o período que as meninas participavam da equipe. Resultados: o ensino do handebol por meio de equipes escolares foi efetivo quando as motivações envolvidas nesse processo se embasaram em companheirismo, respeito, busca por melhoria contínua e suporte entre todas as partes envolvidas durante o ensino/aprendizagem esportivo. As meninas descreveram que praticavam handebol porque gostavam do esporte, tinham boa relação com a equipe e com o professor. Elas responderam ainda que aprenderam sobre a importância da união de uma equipe para atingir a vitória, os aspectos técnicos e táticos do handebol, a não brigar por qualquer motivo, a darem continuidade nos treinamentos esportivos, a controlarem-se emocionalmente e a conviver em grupo. O principal motivo para as que deixaram de praticar, foi a falta de oportunidades, ou quando deixaram de ter um campeonato/alguém (treinador) para incentivar/organizar. Conclusão: as principais motivações para jogar handebol segundo as meninas avaliadas no presente estudo foram atreladas ao fato de que é necessário que haja aprendizado, aumento das capacidades físicas, e um vínculo emocional positivo entre professor, alunos e o esporte. Um maior suporte dos amigos, família e escola foram fatores apontados como favoráveis para essa adesão motivacional acontecer. Os treinamentos no contraturno da educação física específicos para cada sexo também foram fundamentais. Ademais, salienta-se a necessidade de métodos de ensino de esportes, como mini jogos e competições, meios muito relevantes para despertar o gosto delas pelos esportes, devido aos fatores motivacionais relacionados com o handebol aqui descritos. É interessante, que no futuro, sejam realizadas pesquisas similares ao presente estudo, avaliando os meninos. Também é importante conduzir esse tipo de investigação em outros esportes, considerando formas didáticas diversificadas as quais tenham relação com a participação dos adolescentes em competições esportivas.

Palavras-chave

Atividade física, Escola, Treinamento esportivo, Esporte.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.