MOTIVAÇÃO, RESILIÊNCIA E APTIDÃO FÍSICA EM ESCOLARES MORADORES NA ZONA RURAL
FlÁvio Roberto Pelicer
Pelicer, FlÁvio Roberto
Maria Cristinade Oliveira Santos Miyazaki
Miyazaki, Maria Cristinade Oliveira Santos
Carlos Eduardo Lopes Verardi
Verardi, Carlos Eduardo Lopes
Kazuo Kawano Nagamine
Nagamine, Kazuo Kawano
14/01/2021
327-338
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Compreender aspectos socioambientais e características de jovens escolares é importante para melhor desenvolvimento de estratégias que promovam saúde física e mental. O objetivo do estudo foi avaliar o nível de aptidão física relacionada à saúde e ao desenvolvimento motor, além do perfil motivacional e nível de resiliência psicológica. Participaram 72 escolares com idade média de 12,72 ± 1,01 anos, sendo 41 meninos e 31 meninas, pertencentes a uma escola pública rural. Para determinar a aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor, foram utilizados os testes motores do Projeto Esporte Brasil. A Motivação para prática foi avaliada com o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física e Esportiva (IMPRAF-54) e os níveis de resiliência pela Escala de Resiliência. Um questionário sociodemográfico indicou o tempo de exposição a telas e hábitos de atividade física. Os níveis de atividade física, tanto relacionada à saúde como para o desempenho físico, não foram satisfatórios para a maioria e os meninos apresentaram resultados superiores aos das meninas na avaliação física, nos níveis motivacionais e de resiliência. Um número maior de meninas relatou exposição a telas por período superior a três horas diárias e participou de menos de atividades esportivas no contraturno escolar. Os meninos mostraram-se mais ativos fisicamente além de mais motivados para prática e resilientes. O acompanhamento de tais variáveis físicas, psicológicas e sociais podem ser importantes para compreender como esses aspectos podem influenciar na saúde física e mental
Aptidão Física; Desempenho Motor; Comportamento; Motivação, Resiliência Psicológica
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