MONTAGEM DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO ULTRASSÔNICO PARA ENSINO DE GEOFÍSICA

Code: 231014824
4
0
Título

MONTAGEM DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO ULTRASSÔNICO PARA ENSINO DE GEOFÍSICA

Autores(as):
  • João Pedro Porfírio Da Silva

    Silva, João Pedro Porfírio

  • Joemes De Lima Simas

    Simas, Joemes de Lima

DOI
10.37885/231014824
Publicado em

30/12/2023

Páginas

265-281

Capítulo

19

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIII

Resumo

As Geociências envolvem uma grande quantidade de conteúdos que podem dificultar o a aprendizagem pelos discentes. Dessa forma, este projeto tem como objetivo montar um sistema de aquisição ultrassônico a fim de produzir um melhor processo para o ensino-aprendizagem desenvolvendo alternativas que atendam as peculiaridades do ensino e incentivando o uso de metodologias ativas pelos docentes. A pesquisa envolve a montagem de um módulo ultrassônico com Arduino ultrassônico, para calcular distâncias com precisão. O código de programação foi realizado em software específico para o Arduino e foi utilizado para fazer a leitura do sensor ultrassônico e apresentar a distância e o tempo. Ao longo do desenvolvimento deste projeto a plataforma Arduino demonstrou eficiência para as demonstrações mais simples que envolvem o conhecimento em Geofísica, especificamente o conteúdo referente ao Método Sísmico.

Palavras-chave

Sensor Ultrassônico, Geofísica, Aplicações, Metodologias Ativas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.