MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O COMPONENTE CURRICULAR OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS - ARTIGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210605096
5
3
Título

MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O COMPONENTE CURRICULAR OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS - ARTIGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Luciane Aparecida Gonçalves Manganelli

    Manganelli, Luciane Aparecida Gonçalves

  • Grasiely Faccin Borges

    Borges, Grasiely Faccin

DOI
10.37885/210605096
Publicado em

01/10/2021

Páginas

27-31

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: relatar as experiências vivenciadas durante a monitoria no componente curricular Oficina de Textos Acadêmicos – Artigo, oferecido na Universidade Federal do Sul da Bahia, de forma a contribuir para uma análise desta metodologia adotada pela Instituição. Método: Trata-se de um relato da experiência vivenciada através da monitoria no componente curricular Oficina de Textos Acadêmicos – Artigo, oferecido a 26 discentes da Universidade Federal do Sul da Bahia através de mediação tecnológica durante o período de fevereiro a maio de 2021 pela docente Grasiely Faccin Borges. O monitor foi selecionado através de edital da Pró Reitoria de Gestão Acadêmica, onde faziam parte requisitos norteadores do processo seletivo. Resultados: o monitor atuou como elo entre o docente e os discentes, podendo contribuir para um melhor aproveitamento do conteúdo e do tempo na construção do conhecimento pelos discentes, onde o resultado final foi a construção de um artigo acadêmico pelos participantes. A monitoria possibilitou o despertar de competências e vocação na docência através de situações como suporte às dúvidas, atualizações e organização de aulas. Conclusão: a experiência de monitoria permitiu um olhar crítico-reflexivo do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma positiva para a formação acadêmica e pessoal do monitor, além de permitir experiências da docência, sendo avaliada como favorável para desenvolvimento destas habilidades.

Palavras-chave

Aprendizagem, Educação superior, Monitoria.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.