MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O COMPONENTE CURRICULAR OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS - ARTIGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luciane Aparecida Gonçalves Manganelli
Manganelli, Luciane Aparecida Gonçalves
Grasiely Faccin Borges
Borges, Grasiely Faccin
01/10/2021
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ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA
Objetivo: relatar as experiências vivenciadas durante a monitoria no componente curricular Oficina de Textos Acadêmicos – Artigo, oferecido na Universidade Federal do Sul da Bahia, de forma a contribuir para uma análise desta metodologia adotada pela Instituição. Método: Trata-se de um relato da experiência vivenciada através da monitoria no componente curricular Oficina de Textos Acadêmicos – Artigo, oferecido a 26 discentes da Universidade Federal do Sul da Bahia através de mediação tecnológica durante o período de fevereiro a maio de 2021 pela docente Grasiely Faccin Borges. O monitor foi selecionado através de edital da Pró Reitoria de Gestão Acadêmica, onde faziam parte requisitos norteadores do processo seletivo. Resultados: o monitor atuou como elo entre o docente e os discentes, podendo contribuir para um melhor aproveitamento do conteúdo e do tempo na construção do conhecimento pelos discentes, onde o resultado final foi a construção de um artigo acadêmico pelos participantes. A monitoria possibilitou o despertar de competências e vocação na docência através de situações como suporte às dúvidas, atualizações e organização de aulas. Conclusão: a experiência de monitoria permitiu um olhar crítico-reflexivo do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo de forma positiva para a formação acadêmica e pessoal do monitor, além de permitir experiências da docência, sendo avaliada como favorável para desenvolvimento destas habilidades.
Aprendizagem, Educação superior, Monitoria.
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