MONITORAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM MENINAS COM SÍNDROME DE RETT PARA DEFINIÇÃO DOS SEUS ESTADOS EMOCIONAIS
MONITORAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM MENINAS COM SÍNDROME DE RETT PARA DEFINIÇÃO DOS SEUS ESTADOS EMOCIONAIS
Ana Lúcia Grici Zacarin Mamede
Luci Mendes de Melo Bonini
Silvia Cristina Martini
Silvia Regina Matos da Silva Boschi
Alessandro Pereira da Silva
Terigi Augusto Scardovelli
31/10/2021
340-353
26
Este trabalho teve como objetivo monitorar a variabilidade da frequência cardíaca e definir faixas correspondentes aos estados emocionais de seis meninas com Síndrome de Rett durante atividades diárias e atividades prazerosas como contação de histórias. Como metodologia usou-se a pesquisa exploratória de caráter quanti-qualitativo de corte transversal. A contação de histórias foi escolhida por ser uma atividade prazerosa para todas as meninas participantes. Os resultados foram obtidos por meio da aferição da frequência a partir de um cardiofrequencímetro colocado no pulso e da análise de conteúdo realizada a partir do depoimento das mães. A frequência cardíaca das participantes registradas nos três períodos do dia, incluindo os horários de sono variou entre 50 e 159 bpm e a frequência cardíaca basal que é medida ao acordar variou entre 62 e 63 bpm. Durante a contação de histórias, a frequência cardíaca variou entre 90,41 e 110,18 bpm e o resultado da análise dos depoimentos das mães apontou um sentimento de alegria global nas participantes durante essa atividade. A faixa de frequência cardíaca basal foi definida como estado emocional “Relaxada” e a faixa de frequência cardíaca obtida através da contação de histórias como “Ansiedade de alegria”. A partir da definição dessas duas faixas de frequências foi possível definir também a faixa de frequência cardíaca para os estados emocionais “Normal” e “Muito ansiosa”.
Ler mais...Síndrome de Rett, frequência cardíaca, Variabilidade da frequência cardíaca, Contação de histórias.
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