MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS
MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS
Renata Pase Ravanello
Mayara De Carvalho Puhle
Kelmara Mendes Vieira
Ana Carolina Constante Costa
Taiane Keila Matheis
30/03/2023
172-190
12
A qualidade dos serviços reflete as expectativas dos clientes e, possui ligação com o desempenho organizacional. Dessa forma, há diversos modelos de mensuração da qualidade e satisfação dos clientes que visam auxiliar as organizações que prestam variados tipos de serviços. Descrever quais são esses modelos de avaliação da qualidade em serviços é o objetivo deste estudo. Os modelos de qualidade de serviços mais utilizados são o de Grönroos, o SERVQUAL, o SERVPERF e o Kano que revelam a expectativa e o desempenho organizacional. Com a identificação das características de cada modelo foi possível verificar que estes são mais voltados ao setor privado, visto que essas organizações visam o lucro e passam por melhorias contínuas em seus processos. Assim, os modelos de avaliação da qualidade de serviço evidenciam as potencialidades e fragilidades, auxiliando os gestores a elaborarem planos de ações congruentes aos clientes da instituição
Ler mais...Modelos de avaliação, Qualidade, Serviços, Clientes.
ADMINISTRAÇÃO E MARKETING: TÓPICOS ATUAIS EM PESQUISA - VOLUME 2
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