MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS

Code: 230312273
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Título

MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS

Autores(as):
  • Renata Pase Ravanello

    Ravanello, Renata Pase

  • Mayara De Carvalho Puhle

    Puhle, Mayara de Carvalho

  • Kelmara Mendes Vieira

    Vieira, Kelmara Mendes

  • Ana Carolina Constante Costa

    Costa, Ana Carolina Constante

  • Taiane Keila Matheis

    Matheis, Taiane Keila

DOI
10.37885/230312273
Publicado em

31/03/2023

Páginas

172-190

Capítulo

12

Resumo

A qualidade dos serviços reflete as expectativas dos clientes e, possui ligação com o desempenho organizacional. Dessa forma, há diversos modelos de mensuração da qualidade e satisfação dos clientes que visam auxiliar as organizações que prestam variados tipos de serviços. Descrever quais são esses modelos de avaliação da qualidade em serviços é o objetivo deste estudo. Os modelos de qualidade de serviços mais utilizados são o de Grönroos, o SERVQUAL, o SERVPERF e o Kano que revelam a expectativa e o desempenho organizacional. Com a identificação das características de cada modelo foi possível verificar que estes são mais voltados ao setor privado, visto que essas organizações visam o lucro e passam por melhorias contínuas em seus processos. Assim, os modelos de avaliação da qualidade de serviço evidenciam as potencialidades e fragilidades, auxiliando os gestores a elaborarem planos de ações congruentes aos clientes da instituição

Palavras-chave

Modelos de avaliação, Qualidade, Serviços, Clientes.

Autor(a) Correspondente
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