MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202303/1680215189_b0af848a-4bcd-4760-a7fb-4833787643bb.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS
Renata Pase Ravanello
Mayara De Carvalho Puhle
Kelmara Mendes Vieira
Ana Carolina Constante Costa
Taiane Keila Matheis
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
30/03/2023
172-190
12
A qualidade dos serviços reflete as expectativas dos clientes e, possui ligação com o desempenho organizacional. Dessa forma, há diversos modelos de mensuração da qualidade e satisfação dos clientes que visam auxiliar as organizações que prestam variados tipos de serviços. Descrever quais são esses modelos de avaliação da qualidade em serviços é o objetivo deste estudo. Os modelos de qualidade de serviços mais utilizados são o de Grönroos, o SERVQUAL, o SERVPERF e o Kano que revelam a expectativa e o desempenho organizacional. Com a identificação das características de cada modelo foi possível verificar que estes são mais voltados ao setor privado, visto que essas organizações visam o lucro e passam por melhorias contínuas em seus processos. Assim, os modelos de avaliação da qualidade de serviço evidenciam as potencialidades e fragilidades, auxiliando os gestores a elaborarem planos de ações congruentes aos clientes da instituição
Ler mais...Modelos de avaliação, Qualidade, Serviços, Clientes.
ADMINISTRAÇÃO E MARKETING: TÓPICOS ATUAIS EM PESQUISA - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.