MODELO PEDAGÓGICO ML-SAI: REFLEXÕES SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Code: 230814171
2
0
Título

MODELO PEDAGÓGICO ML-SAI: REFLEXÕES SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores(as):
  • Ernane Rosa Martins

    Rosa Martins, Ernane

  • Luís Manuel Borges Gouveia

    Manuel Borges Gouveia, Luís

DOI
10.37885/230814171
Publicado em

30/09/2023

Páginas

125-139

Capítulo

8

Resumo

O modelo pedagógico ML-SAI visa orientar atividades de m-learning, por meio da metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida (SAI). Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação do ML-SAI durante a pandemia de Covid-19 e promover algumas reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos envolvidos. Para tal, foi realizada um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados: observação, questionários on-line e o registro no ambiente virtual Moodle. Os resultados demonstraram que embora a utilização do modelo exija maior planejamento por parte dos professores, os benefícios alcançados são muito interessantes, tanto para os alunos, quanto para os professores, indicando uma receptividade favorável ao modelo neste momento de enormes desafios causados pela pandemia de Covid-19.

Palavras-chave

Sala de Aula Invertida; M-learning; Recursos Tecnológicos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.