MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS: UM ESTUDO DE CASO DA LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DA SOJA NA HIDROVIA DO RIO MADEIRA
Carolina Costa Ramos
Ramos, Carolina Costa
Kadu Naoki Ishikawa
Ishikawa, Kadu Naoki
Ana Clara Souza Sabino
Sabino, Ana Clara Souza
Gustavo do Nascimento Tocantins
Tocantins, Gustavo do Nascimento
Valcir Jõao da Cunha Farias
Farias, Valcir Jõao da Cunha
André Vinicius da Costa Araújo
Araújo, André Vinicius da Costa
Marcus Pinto da Costa da Rocha
Rocha, Marcus Pinto da Costa
03/02/2023
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TERRA DO MAR DOCE: CONTRIBUIÇÕES DA ACADEMIA PARA A NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA
O Brasil apresentou um crescimento significativo ao longo dos anos no mercado internacional do agronegócio, sendo o maior produtor mundial de soja, com uma produção de 135,4 milhões de toneladas na safra 2020/21. No entanto, a logística ainda é um obstáculo para a competitividade do país no mercado mundial, resultando em elevados custos de produção e transporte. A demanda pela utilização da hidrovia do rio Madeira vem crescendo ao longo dos anos, se tornando um dos principais eixos logísticos do norte do país. Por meio de modelagem e simulação de eventos discretos será realizada uma análise operacional do transporte de soja adaptado às características de transporte fluvial na hidrovia do rio Madeira, identificando os principais fatores críticos da logística fluvial, que permitam a compreensão do processo e buscando a maximização do transporte. A simulação discreta é normalmente utilizada para avaliar e/ou analisar o desempenho dos sistemas de produção ou de serviços, principalmente aqueles mais complexos, onde vários eventos, dependentes entre si, ocorrem ao mesmo tempo. Os dados de entrada no modelo serão coletados e tratados estatisticamente, antes de serem implementados no modelo computacional. O Software ProModel será utilizado na construção desse modelo, devido a interface gráfica e a possibilidade de construção de modelos estocásticos baseados em Simulação de Eventos Discretos (SED). Para a construção do modelo computacional, será definida e implementada uma série de parâmetros, dentre eles: número de comboios, tipo de embarcação, carga transportada, rotas de transporte e outros. E por meio da comparação de cenários, seja possível um dimensionamento mais adequado, dentro das especificações existentes no sistema real, obtendo-se uma maior racionalização dos recursos disponíveis. O modelo permitirá a representação de diferentes cenários devido a abrangência do sistema utilizado.
Soja, Transporte fluvial, SED, Cenários.
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