MOBILIDADE ATIVA E SATISFAÇÃO COM O BAIRRO: UM ESTUDO NO DISTRITO FEDERAL

Code: 220910347
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Título

MOBILIDADE ATIVA E SATISFAÇÃO COM O BAIRRO: UM ESTUDO NO DISTRITO FEDERAL

Autores(as):
  • Caroline Machado Silva

    Silva, C.M.

  • Ingrid Luiza Neto

    Neto, I.L.

  • Lucas Heiki Matsunaga

    Matsunaga, L.H.

  • Hartmut Günther

    Günther, H.

DOI
10.37885/220910347
Publicado em

31/10/2022

Páginas

143-154

Capítulo

10

Resumo

O objetivo do presente estudo é mensurar a satisfação dos moradores da Vila Planalto, Distrito Federal, comparando aqueles que se locomovem em seu bairro de maneira ativa com os que se locomovem utilizando modos motorizados de transporte. Foram entrevistados 343 moradores, selecionados randomicamente. As entrevistas eram realizadas face a face, na residência do morador. Como instrumentos, foram utilizados o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), para avaliar a forma que a pessoa se locomove no bairro, e o bloco satisfação com o bairro da Neighborhood Environment Walkability Scale (NEWS). Os dados foram analisados considerando: a) o nível de satisfação dos moradores com o bairro; b) de que forma os moradores predominantemente se locomovem no seu bairro (mobilidade ativa ou motorizada); e c) se existe diferença no nível de satisfação com o bairro entre pessoas que se locomovem de maneira ativa e as que se locomovem por transportes motorizados. Os resultados indicaram que os moradores da Vila Planalto se encontram satisfeitos com o bairro em que vivem (M=4,03; DP=0,59). A maior parte dos moradores utiliza predominantemente modos motorizados como forma de locomoção (70%), 15% utilizam mobilidade ativa e 15% sequer se locomovem. Quanto à satisfação com o bairro, não foram encontradas diferenças significativas entre participantes que utilizam modos de transporte não motorizados (mobilidade ativa), os que utilizam modos de transporte motorizados e os que não se locomovem. Os resultados obtidos apontam que tanto moradores que se locomovem por modos de transporte motorizados quanto aqueles que fazem uso de modos de transporte não motorizados e mesmo os que não se locomovem encontram-se igualmente satisfeitos com o bairro em que vivem. Esse resultado indica que outros aspectos não investigados no presente estudo podem exercer influência na satisfação dos moradores com o bairro.

Palavras-chave

Mobilidade ativa, Satisfação com o bairro, Transporte não motorizado.

Autor(a) Correspondente
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