“MINHA MÃE É NEGRA SIM”: UM LUGAR PARA A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

Code: 220609282
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Título

“MINHA MÃE É NEGRA SIM”: UM LUGAR PARA A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

Autores(as):
  • Valeska Nogueira De Lima

    Lima, Valeska Nogueira De

  • André Augusto Diniz Lira

    Lira, André Augusto Diniz

DOI
10.37885/220609282
Publicado em

01/08/2022

Páginas

74-86

Capítulo

8

Resumo

As obras literárias, na escola, podem ser importantes veículos da cultura, da reflexão sobre a ética nas relações sociais e de poder, como ainda na construção e reconstrução identitária. Nosso objetivo, neste trabalho, é analisar o lugar da educação na construção identitária da criança negra, na obra “Minha mãe é negra sim” de Patrícia Santana (SANTANA, 2008). O livro conta a história de um menino negro que enfrenta o racismo na escola ao realizar uma atividade e é impedido de retratar a imagem negra da sua mãe. Utilizamos como referencial teórico a Psicologia Cultural na perspectiva de Bruner (2001) e a análise textual dos discursos (ADAM, 2008; RABATEL, 2016). Verificamos que o livro procura apresentar ao leitor uma progressiva compreensão das relações raciais através da assunção da identidade negra, partindo da problemática do estigma da cor. Para tanto, a educação familiar e intergeracional são cruciais na construção do sentimento de pertencimento, contrapondo-se ao saber legitimado e autoritário que, muitas vezes, é imposto pela escola. Concluímos que a análise crítica do texto pode favorecer um olhar mais amplo sobre a formação educacional escolar e não escolar, em suas possibilidades e limitações, e sobre a necessidade da assunção da identidade negra (docente e discente) a partir de saberes não legitimados (BOURDIEU, 1998).

Palavras-chave

Literatura infantil. Personagens negros. Relações étnico-raciais. Relações de Poder.

Autor(a) Correspondente
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