MEU FILHO TEM MEDO: A INCIDÊNCIA DESTA EMOÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Code: 200901235
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Título

MEU FILHO TEM MEDO: A INCIDÊNCIA DESTA EMOÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores(as):
  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, Márcia Regina Fumagalli

  • Teresa Helena Schoen

    Schoen, Teresa Helena

DOI
10.37885/200901235
Publicado em

04/11/2020

Páginas

638-650

Capítulo

40

Resumo

O medo é considerado normal em determinadas fases do desenvolvimento, protegendo a pessoa de se colocar em risco. Objetivo: verificar qual a faixa etária que pais de crianças e adolescentes referem o medo como uma emoção frequentemente expressa por seus filhos. Método: Foram estudados 260 protocolos de avaliação de crianças e adolescentes que continham o Child Behavior Checklist. O responsável assinala para cada item valores (2), (1) ou (0) para a presença frequente, às vezes presente ou ausente do comportamento no repertório de seu filho. O item 29 “tem medo de animais, situações ou lugares, sem incluir a escola” foi selecionado. As respostas 1 ou 2 foram agrupadas, consideradas como presença da emoção. A idade variou de 4 a 19 anos, subdividida em faixas: 4 a 6 anos (pré-escolar), 7 a 10 anos (escolar), 11 a 14 anos (adolescência), e 15 a 19 anos (jovens). Resultados: 129 (49,62%) das crianças ou adolescentes foram percebidas por seus cuidadores como apresentando o medo. O comportamento ocorreu em 51 (70,83%) crianças em idade pré-escolar e em 34 (58,62%) escolares; 25 adolescentes (31,65%) manifestaram medo; e entre os jovens, 19 (37,25%). Considerações finais: O medo é um comportamento que se manifesta em todas as faixas etárias. O motivo do medo, entretanto, parece ser diferente de acordo com a fase do ciclo vital.

Palavras-chave

medo, criança, adolescente, emoções, Comportamento e Mecanismos Comportamentais

Autor(a) Correspondente
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