MÉTODOS DE CONFIRMAÇÃO DO POSICIONAMENTO DE SONDA NASOGÁSTRICA

Code: 231115100
14
0
Título

MÉTODOS DE CONFIRMAÇÃO DO POSICIONAMENTO DE SONDA NASOGÁSTRICA

Autores(as):
  • Fernanda Caroline Bonardi

    Bonardi, Fernanda Caroline

  • Cristina Mara Zamarioli

    Zamarioli, Cristina Mara

  • Renata Cristina De Campos Pereira Silveira

    de Campos Pereira Silveira, Renata Cristina

  • Mayara Carvalho Godinho Rigobello

    Carvalho Godinho Rigobello, Mayara

  • Fernanda Raphael Escobar Gimenes

    Escobar Gimenes, Fernanda Raphael

  • Claire Nierva Herrera

    Nierva Herrera, Claire

DOI
10.37885/231115100
Publicado em

30/12/2023

Páginas

141-160

Capítulo

8

Resumo

Objetivo: Identificar os métodos utilizados para confirmar o posicionamento de sonda nasogástrica (SNG) inserida à beira leito, em pacientes adultos. Métodos: Revisão integrativa com consulta nas bases de dados eletrônicas CINAHL, PubMed, Embase, LILACS e Scopus, realizada em fevereiro de 2019. Foram utilizadas na estratégia de busca, os descritores e palavras-chave relacionados à SNG e aos métodos empregados pelos profissionais de saúde, à beira leito, para confirmar a posição das sondas recém inseridas. Foram critérios de inclusão estudos publicados em espanhol, inglês e português, entre 2009 e 2019, em pacientes com mais de 18 anos de idade. Resultados: Vinte e três estudos primários responderam à pergunta da revisão. A maioria foi publicada em 2017 (26,1%), realizada nos Estados Unidos da América (17,4%) e em unidades de terapia intensiva (47,8%). Os métodos utilizados foram: ultrassonografia, dispositivo eletromagnético, imagem em tempo real, capnometria, pH do aspirado gástrico, ausculta epigástrica, seringa auto inflável e radiografia. Destes, a ultrassonografia foi o mais empregado nos estudos (34,8%) e foi realizada, principalmente, por profissional médico (39,1%). Conclusão: Todos os métodos apresentaram vantagens e desvantagens que devem ser consideradas na tomada de decisão. O Raio-X permanece o padrão-ouro na confirmação do posicionamento da SNG.

Palavras-chave

Dano ao Paciente, Enfermagem, Segurança do Paciente, Nutrição Enteral, Intubação Gastrointestinal, Intubação Nasogástrica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.