METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO LITERÁRIA SISTEMÁTICA

Code: 230813977
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Título

METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO LITERÁRIA SISTEMÁTICA

Autores(as):
  • Adriano Lima Da Silva

    Silva, Adriano Lima da

  • Andréa Regina De Barros Diniz

    Diniz, Andréa Regina de Barros

  • Helder De Lucena Pereira

    Pereira, Helder de Lucena

  • Victor Leoni Cardoso Saraiva

    Saraiva, Victor Leoni Cardoso

  • Mauro Sérgio Demício

    Demício, Mauro Sérgio

DOI
10.37885/230813977
Publicado em

22/09/2023

Páginas

128-146

Capítulo

10

Resumo

Segundo estudiosos, é desafiador ensinar química, principalmente, para os alunos de escolas públicas da rede estadual, pois as estas estão sucateadas, com falta de material, funcionários e espaços adequados para realização de aulas mais atrativas. A dificuldade aumenta ainda mais quando trabalhamos com alunos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos da EJA, muitas vezes, apresentam dificuldades na aprendizagem e consequentemente se frustram por não se acharem capazes de compreender os conceitos das disciplinas de Ciências Exatas, em particular, da disciplina Química, por não perceberem a importância dessa disciplina em seu cotidiano. Os professores por sua vez também encontram dificuldades, pois, muitos não estão preparados para trabalhar com alunos com tantas diversidades, alguns só estão trabalhando nessa modalidade. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sistemático na base científica de dados indexadas: Google Acadêmico, utilizando as palavras-chaves: “metodologias”, “ensino de química” e “educação de jovens e adultos”, referente aos anos de 2017 – 2022, evidenciando as principais metodologias utilizadas para o ensino de química no seguimento de EJA. Como metodologia, foi utilizada uma revisão do tipo sistemática (String de busca dada por: “metodologias” AND, OR “ensino de química” AND, OR “educação de jovens e adultos”), com o auxílio da ferramenta Start desenvolvida pelo LAPES (laboratório de pesquisa em engenharia de software) pertencente a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Como resultados foram apresentadas literaturas recentes acerca do ensino de química para EJA, ficou evidenciado a dificuldade encontrada pelos docentes em facilitar o entendimento dos conteúdos de química no EJA, alguns autores destacam, a utilização da experimentação, outros a utilizam as TIC’s para este fim. Os autores destacam sempre as particularidades deste grupo de estudantes, e necessidades de estudos que possam nortear novas práticas de ensino de química, de maneira a facilitar o acesso ao conhecimento desta fantástica ciência.

Palavras-chave

Ensino, metodologias ativas, EJA.

Autor(a) Correspondente
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