METODOLOGIAS DE ENSINO NAS PRÁTICAS DOS FUNGOS EM SALA DE AULA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Code: 220207738
26
4
Título

METODOLOGIAS DE ENSINO NAS PRÁTICAS DOS FUNGOS EM SALA DE AULA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores(as):
  • Jayane Félix Albuquerque

    Albuquerque, Jayane

  • Samara Maria Oliveira de Souza

    Souza, Samara

  • Karoline Barbosa da Silva

    Silva, Karoline Barbosa

  • Ubirany Lopes Ferreira

    Ferreira, Ubirany

DOI
10.37885/220207738
Publicado em

31/03/2022

Páginas

259-265

Capítulo

19

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

É comum nos depararmos com fungos no dia a dia, seja em algum alimento ou no próprio ambiente. O conhecimento sobre os fungos é necessário, pois, a imensa maioria das pessoas desconhece os seus benefícios, remetendo sempre ao lado ruim desses organismos esquecendo-se da sua importante função de decompositor ajudando assim no equilíbrio natural dos ecossistemas, participando da cadeia alimentar entre outros aspectos positivos deste grupo de seres vivos. No âmbito escolar, é perceptível que o conteúdo dos fungos abrange um vasto campo de aprendizagem. Percebemos as inúmeras dificuldades na aplicação das aulas práticas no estudo dos fungos por isso, resolvemos aplicar atividade lúdica, em específico, o uso de um jogo (caça palavra) como ferramenta complementar para auxílio na absorção do conteúdo abordado e obtivemos um maravilhoso resultado. Conseguimos relacionar teoria e prática. A prática conseguiu uma interação mais positiva relacionada à fixação de informações mediadas em sala de aula, justamente por se tornar mais divertida, interessante e instigar o aluno ao trabalho em grupo.

Palavras-chave

Fungos, Aprendizagem, Atividade lúdica, Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.