METODOLOGIAS DE ENSINO E BENEFÍCIOS DAS LUTAS E ESPORTES DE COMBATE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA.
Maria Gorete Terluk
Terluk, Maria Gorete
Flávia Heloísa Silva
Silva, Flávia Heloísa
Jéssica Suelen Ferreira de Souza
Souza, Jéssica Suelen Ferreira de
Silvia Adriany Kochan Marcon
Marcon, Silvia Adriany Kochan
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
Rocha, Ricelli Endrigo Ruppel da
14/01/2021
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O objetivo desta revisão integrativa foi sintetizar as evidências na literatura sobre as metodologias de ensino e benefícios das lutas e dos esportes de combate. Foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que inclui LILACS, MEDLINE, MEDCARIB, OPAS/OMS, PAHO e WHOLIS; SciELO, EBSCO e Periódicos da CAPES no período entre 2010 à 2020. Foram incluídos 20 artigos dos 1.182 estudos encontrados. Os resultados mostraram que 85% dos estudos apontam uma metodologia de ensino centrado no aluno, levando em conta os interesses e contextualizando as práticas, de forma lúdica e livre para criar novos movimentos. Os materiais didáticos apresentados nos estudos para o ensino e aprendizagem das lutas foram livro didático, boneco de pano e materiais de fácil acesso e diversos. As lutas apresentam benefícios físico, cognitivo, social e emocional. Em conclusão, as lutas e os esportes de combate através de metodologias de ensino centradas nos alunos beneficiam o desenvolvimento integral de seus praticantes.
Lutas, Metodologia, Materiais Didáticos.
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