METODOLOGIAS DE ENSINO E BENEFÍCIOS DAS LUTAS E ESPORTES DE COMBATE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA.

Code: 201102257
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Título

METODOLOGIAS DE ENSINO E BENEFÍCIOS DAS LUTAS E ESPORTES DE COMBATE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA.

Autores(as):
  • Maria Gorete Terluk

    Terluk, Maria Gorete

  • Flávia Heloísa Silva

    Silva, Flávia Heloísa

  • Jéssica Suelen Ferreira de Souza

    Souza, Jéssica Suelen Ferreira de

  • Silvia Adriany Kochan Marcon

    Marcon, Silvia Adriany Kochan

  • Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha

    Rocha, Ricelli Endrigo Ruppel da

DOI
10.37885/201102257
Publicado em

14/01/2021

Páginas

291-308

Capítulo

22

Resumo

O objetivo desta revisão integrativa foi sintetizar as evidências na literatura sobre as metodologias de ensino e benefícios das lutas e dos esportes de combate. Foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) que inclui LILACS, MEDLINE, MEDCARIB, OPAS/OMS, PAHO e WHOLIS; SciELO, EBSCO e Periódicos da CAPES no período entre 2010 à 2020. Foram incluídos 20 artigos dos 1.182 estudos encontrados. Os resultados mostraram que 85% dos estudos apontam uma metodologia de ensino centrado no aluno, levando em conta os interesses e contextualizando as práticas, de forma lúdica e livre para criar novos movimentos. Os materiais didáticos apresentados nos estudos para o ensino e aprendizagem das lutas foram livro didático, boneco de pano e materiais de fácil acesso e diversos. As lutas apresentam benefícios físico, cognitivo, social e emocional. Em conclusão, as lutas e os esportes de combate através de metodologias de ensino centradas nos alunos beneficiam o desenvolvimento integral de seus praticantes.

Palavras-chave

Lutas, Metodologia, Materiais Didáticos.

Autor(a) Correspondente
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