METODOLOGIAS ATIVAS, NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO: SELFIE, RETRATO E AUTORRETRATO
Margarida Pontes Timbó
Timbó, Margarida Pontes
31/01/2023
107-122
7
TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: A INTERDISCIPLINARIDADE TECNOLÓGICA EM PESQUISA
Este artigo objetiva apresentar e discutir o uso de metodologias ativas interligadas às novas tecnologias conforme proposta didática intitulada selfie, retrato e autorretrato. O relato de experiência se deu em duas aulas da disciplina Prática de Ensino II: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas, do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada no município de Sobral – CE. A metodologia de pesquisa teórico-bibliográfica fundamentou-se nos autores Doval (2018), Kenski (2007), Moran (2015), (2000), entre outros que discorrem a respeito das metodologias ativas e sustentam a utilização de tecnologias na sala de aula para gerar mais produtividade e interação entre os sujeitos em processo de formação. Espera-se que este texto colabore para novas oportunidades de inserção das metodologias ativas e das novas tecnologias no ensino.
Ensino, Estudantes, Professores, Metodologias ativas, Novas tecnologias.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.