METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA: PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE CASA COM TELHADO ECOLÓGICO
Richard Thomas Lermen
Lermen, Richard Thomas
Bianca Della Senta Kunz
Kunz, Bianca Della Senta
Miriê Borges
Borges, Miriê
Camila Pereira Lisboa
Lisboa, Camila Pereira
Rodrigo De Almeida Silva
Silva, Rodrigo de Almeida
30/06/2023
96-108
7
Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo projetar, construir e avaliar protótipos de casas com telhados ecológico e convencional, utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Estudantes participaram ativamente em todas as etapas, desde o projeto até a conclusão das obras. Na fase de projeto, os estudantes trabalharam em equipe, desenvolvendo habilidades de modelagem e pesquisa das informações sobre tipos de telhados. Durante a etapa de construção, eles adquiriram habilidades práticas no manuseio de equipamentos e execução das etapas construtivas. A eficiência dos telhados foi avaliada por meio de medições de temperatura nos protótipos. Os resultados indicaram que o telhado ecológico apresentou temperaturas médias ligeiramente mais baixas e uma menor dispersão de temperatura em comparação ao telhado convencional. Em resumo, a abordagem de aprendizagem baseada em projetos proporcionou uma experiência enriquecedora, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e colaborativas. A comparação dos telhados ecológico e convencional destacou a importância do telhado ecológico na estabilidade térmica das casas. Esses resultados contribuem para a promoção de práticas sustentáveis na construção civil e incentivam a adoção de telhados ecológicos como uma alternativa viável para a conservação de energia e o conforto ambiental.
Telhado ecológico, Aprendizagem baseada em projeto, Eficiência térmica, Sustentabilidade na construção civil
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