METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 240416350
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Título

METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Mayara Rossi

  • Wagner Mendes Da Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240416350
    Publicado em

    30/04/2024

    Páginas

    96-107

    Capítulo

    7

    Resumo

    O objetivo desse trabalho foi trazer alguns exemplos de experiências envolvendo métodos ativos na Educação Infantil, bem como verificar seus contributos para o aprendizado de estudantes dessa faixa etária. Metodologicamente a pesquisa em voga se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e natureza básica. Para busca dos trabalhos científicos utilizou-se a plataformas “Google Acadêmico” com uso dos descritores “Educação Infantil and Metodologias Ativas”. A partir das buscas apenas cinco pesquisas foram selecionadas e analisadas. Nesse sentido, a investigação aqui discutida não se configura como um estado do conhecimento. A análise dos dados foi realizada de forma interpretativa. Os resultados mostram que todos os artigos analisados trazem experiências bem-sucedidas e satisfatórias. As principais contribuições dos métodos ativos para a etapa da Educação Infantil encontradas a partir da pesquisa foram: aprendizado facilitado; rompimento com práticas ultrapassadas; realização de várias atividades prazerosas; as crianças foram envolvidas de maneira atrativa e interativa nas atividades. Bem como, aprenderam com prazer, a autoestima das mesmas foi elevada e demonstraram protagonismo e maior interesse pelas aulas; além do desenvolvimento da autonomia. Considera-se, portanto, que aulas diferenciadas a partir da utilização de métodos ativos contribuem significativamente para o Ensino na etapa da Educação Infantil.

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    Palavras-chave

    Aprendizagem. Educação Infantil. Ensino. Métodos Ativos

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