METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM PRÁTICAS INCLUSIVAS E INVESTIGATIVAS

Code: 211006514
Downloads
33
Views
100
Compartilhe
Título

METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM PRÁTICAS INCLUSIVAS E INVESTIGATIVAS

Autores(as):
  • Jorge Raimundo Trindade Souza

  • Heloísa Glins Santos

  • William Cristiano Figueiredo

  • Leticia Raquel Amaro dos Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211006514
    Publicado em

    02/12/2021

    Páginas

    72-81

    Capítulo

    6

    Resumo

    Este estudo qualitativo teve como objetivo avaliar a utilização de metodologias ativas em aulas experimentais de Ciências associadas a educação inclusiva em uma perspectiva investigativa com características semelhantes a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para isso, aplicou-se três experimentos de Ciências adaptados para alunos da educação básica com Deficiência Visual (DV´s). Os resultados apontam que é possível a inclusão escolar e social por meio de atividades ativas assistivas. Constatou-se a relevância da elaboração e utilização de recursos didáticos descritivos ou que possibilitem a aprendizagem por meio da informação tátil e que facilitem o entendimento dos conceitos escolares, possibilitando a inclusão dos alunos deficientes visuais e que as metodologias ativas podem proporcionar a inclusão escolar com autonomia e que as necessidades educativas especiais podem ser contempladas com práticas criativas onde ocorra plena participação do estudante no processo de construção do seu próprio conhecimento, sendo o contexto educacional, o tipo de conteúdo ensinado e principalmente o modo como a prática docente é desenvolvida essenciais para uma eficaz participação e inclusão dos alunos PcD. Conclui-se que os alunos DV´s tiveram uma aprendizagem de acordo com os objetivos propostos na elaboração do material didáticos adaptados, com participação ativa dos alunos neste processo, constatando, portanto, a eficiência da metodologia desta atividade e a necessidade de práticas ativas exitosas no sentido de superar os obstáculos inerentes a realidade da educação inclusiva.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Metodologias Ativas, Educação Inclusiva, Ensino de Ciências da Natureza, Ensino de Ciências por Investigação.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar