METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM PRÁTICAS INCLUSIVAS E INVESTIGATIVAS
Jorge Raimundo Trindade Souza
Souza, Jorge Raimundo Trindade
Heloísa Glins Santos
Santos, Heloísa Glins
William Cristiano Figueiredo
Figueiredo, William Cristiano
Leticia Raquel Amaro dos Santos
Santos, Leticia Raquel Amaro dos
02/12/2021
72-81
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Este estudo qualitativo teve como objetivo avaliar a utilização de metodologias ativas em aulas experimentais de Ciências associadas a educação inclusiva em uma perspectiva investigativa com características semelhantes a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para isso, aplicou-se três experimentos de Ciências adaptados para alunos da educação básica com Deficiência Visual (DV´s). Os resultados apontam que é possível a inclusão escolar e social por meio de atividades ativas assistivas. Constatou-se a relevância da elaboração e utilização de recursos didáticos descritivos ou que possibilitem a aprendizagem por meio da informação tátil e que facilitem o entendimento dos conceitos escolares, possibilitando a inclusão dos alunos deficientes visuais e que as metodologias ativas podem proporcionar a inclusão escolar com autonomia e que as necessidades educativas especiais podem ser contempladas com práticas criativas onde ocorra plena participação do estudante no processo de construção do seu próprio conhecimento, sendo o contexto educacional, o tipo de conteúdo ensinado e principalmente o modo como a prática docente é desenvolvida essenciais para uma eficaz participação e inclusão dos alunos PcD. Conclui-se que os alunos DV´s tiveram uma aprendizagem de acordo com os objetivos propostos na elaboração do material didáticos adaptados, com participação ativa dos alunos neste processo, constatando, portanto, a eficiência da metodologia desta atividade e a necessidade de práticas ativas exitosas no sentido de superar os obstáculos inerentes a realidade da educação inclusiva.
Metodologias Ativas, Educação Inclusiva, Ensino de Ciências da Natureza, Ensino de Ciências por Investigação.
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