METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM PRÁTICAS INCLUSIVAS E INVESTIGATIVAS

Code: 211006514
31
7
Título

METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM PRÁTICAS INCLUSIVAS E INVESTIGATIVAS

Autores(as):
  • Jorge Raimundo Trindade Souza

    Souza, Jorge Raimundo Trindade

  • Heloísa Glins Santos

    Santos, Heloísa Glins

  • William Cristiano Figueiredo

    Figueiredo, William Cristiano

  • Leticia Raquel Amaro dos Santos

    Santos, Leticia Raquel Amaro dos

DOI
10.37885/211006514
Publicado em

02/12/2021

Páginas

72-81

Capítulo

6

Resumo

Este estudo qualitativo teve como objetivo avaliar a utilização de metodologias ativas em aulas experimentais de Ciências associadas a educação inclusiva em uma perspectiva investigativa com características semelhantes a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para isso, aplicou-se três experimentos de Ciências adaptados para alunos da educação básica com Deficiência Visual (DV´s). Os resultados apontam que é possível a inclusão escolar e social por meio de atividades ativas assistivas. Constatou-se a relevância da elaboração e utilização de recursos didáticos descritivos ou que possibilitem a aprendizagem por meio da informação tátil e que facilitem o entendimento dos conceitos escolares, possibilitando a inclusão dos alunos deficientes visuais e que as metodologias ativas podem proporcionar a inclusão escolar com autonomia e que as necessidades educativas especiais podem ser contempladas com práticas criativas onde ocorra plena participação do estudante no processo de construção do seu próprio conhecimento, sendo o contexto educacional, o tipo de conteúdo ensinado e principalmente o modo como a prática docente é desenvolvida essenciais para uma eficaz participação e inclusão dos alunos PcD. Conclui-se que os alunos DV´s tiveram uma aprendizagem de acordo com os objetivos propostos na elaboração do material didáticos adaptados, com participação ativa dos alunos neste processo, constatando, portanto, a eficiência da metodologia desta atividade e a necessidade de práticas ativas exitosas no sentido de superar os obstáculos inerentes a realidade da educação inclusiva.

Palavras-chave

Metodologias Ativas, Educação Inclusiva, Ensino de Ciências da Natureza, Ensino de Ciências por Investigação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.