METODOLOGIAS ATIVAS E O MELHORAMENTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Code: 221211193
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Título

METODOLOGIAS ATIVAS E O MELHORAMENTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Walmir Fernandes Pereira

    Pereira, Walmir Fernandes

  • Lucas Silva dos Santos

    Santos, Lucas Silva dos

  • Anderson Silva Santos

    Santos, Anderson Silva

DOI
10.37885/221211193
Publicado em

29/12/2022

Páginas

72-84

Capítulo

5

Resumo

A presente pesquisa tem por fito analisar os efeitos do uso das metodologias ativas nas práticas de ensino e aprendizagem. A propagação do uso de tecnologias tem causado mudanças no âmbito educacional e as práticas educativas, sendo estas últimas ainda muito utilizadas, de modo tradicional, como alternativa a isso surgem às metodologias ativas, o que possibilita ao estudante atuar de modo mais participativo na construção de seu conhecimento. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por fito analisar a atual formação docente indicando as possibilidades e benefícios no uso das metodologias ativas. Nos últimos anos ocorreu um processo de recrudescimento da educação, piorado na pandemia, as desigualdades do sistema educacional brasileiro ficaram mais evidentes com a necessidade de ficar em casa, os recursos tecnológico-pedagógicos contemporâneos tornaram-se fundamentais nas ações dos docentes, possibilitando aos alunos o menor prejuízo possível no seu processo de construção dos saberes. A metodologia utilizada foi a de cunho bibliográfico, com autores críticos da área.

Palavras-chave

Ensino, Metodologias Ativas, Práticas Educativas, Aprendizagem, Aperfeiçoamento.

Autor(a) Correspondente
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